"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

“Alma Viva” é o filme português candidato aos Óscares 2023

O filme “Alma Viva”, da realizadora Cristèle Alves Meira, será o candidato de Portugal à categoria de Melhor Filme Internacional, na 95ª edição dos Prémios da Academia Americana de Cinema.
 


A votação decorreu entre 1 e 18 de setembro para os cinco filmes que o comité de seleção havia previamente nomeado – “Alma Viva”, “Lobo e Cão”, “Mal Viver”, “Restos do Vento” e “Salgueiro Maia – O Implicado” – tendo “Alma Viva” sido o filme mais votado entre os membros da Academia Portuguesa de Cinema (APC).

Naquela que é a sua primeira longa-metragem, Cristèle Alves Meira filmou no norte de Portugal, na região de Vimioso, de onde a sua família é originária, a história de Salomé, uma menina filha de emigrantes portugueses em França que vem todos os anos passar as férias de verão com a sua avó, com quem tem uma forte ligação afetiva e espiritual. O filme retrata a emigração portuguesa, as famílias que se separam e as complexas diferenças económicas e sociais que daí advêm.

Com coprodução entre a Midas Filmes, a francesa Fluxus Films e a belga Entre Chien et Loup, e com o apoio do Fundo Eurimages, e em Portugal com apoio do ICA, da RTP e do Fundo do Turismo, o filme tem direção de fotografia de Rui Poças e conta com a participação de Lua Michel, Jacqueline Corado, Ana Padrão, Ester Catalão, Duarte Pina e Nuno Gil, tendo sido integralmente filmado em Portugal com uma equipa de produção maioritariamente portuguesa.

“Alma Viva” teve a sua estreia mundial na Competição da Semana da Crítica do Festival de Cannes em 2022 e tem a estreia nacional marcada para dia 3 de novembro.

A 95ª edição dos Óscares acontece no dia 12 de março de 2023 em Los Angeles, nos Estados Unidos da América.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,923,394