"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Basílica Menor de Torre de Moncorvo: Reabilitação do alpendre sul e das portas

Está a decorrer a intervenção de reabilitação do alpendre sul e das portas da Igreja Matriz de Torre de Moncorvo, elevada a Basílica Menor desde julho último. Esta empreitada está orçada em cerca de 105 mil euros e deverá estar concluída em fevereiro do próximo ano.


A empreitada de conservação e restauro do corpo do alpendre lateral sul tem por objetivo sanar as causas da sua degradação e travar o processo de deterioração do portal em perda iminente e constante.

Fazem parte integrante desta intervenção os seguintes trabalhos: limpeza, tratamento e proteção de todas as superfícies pétreas em granito, abertura e refechamento de juntas, revisão e/ou reforço do sistema de fixação dos elementos decorativos, capeamento do coroamento das paredes com zinco e rufagem das superfícies de encosto, limpeza e tratamento dos gradeamentos metálicos, instalação de sistema eletro-estático de afastamento de pombos e conservação e restauro das portas exteriores de madeira da igreja.

Em simultâneo, está também a decorrer o mapeamento das deteriorações da pedra existentes nos portais da igreja.

Recorde-se que, no início de julho, foi concluída a intervenção de conservação e restauro das pinturas murais da capela-mor da igreja.

Esta intervenção insere-se no âmbito de uma candidatura para requalificação e valorização da Igreja Matriz de Torre de Moncorvo, apresentada pela Direção Regional de Cultura do Norte ao Aviso 2020-87 – Património Cultural do programa NORTE 2020.

A Igreja matriz de Torre de Moncorvo encontra-se classificada como Monumento Nacional pelo Decreto de 16-06-1910 e, sendo propriedade do Estado Português. Encontra-se afeta, para efeitos de gestão e abertura ao público, à Direção Regional de Cultura do Norte. 



Elevação a Basílica Menor

O Papa Francisco, através de um decreto da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, assinado a 12 de janeiro de 2022, concedeu o título de Basílica menor à Igreja Matriz de Torre de Moncorvo, na Unidade Pastoral de S. José, Arciprestado de Moncorvo.

Esta atribuição reconhece a importância deste templo na ação pastoral, litúrgica e espiritual e o seu valor patrimonial e arquitetónico.

A celebração solene da promulgação do título decorreu no dia 18 julho, em memória do Arcebispo São Bartolomeu dos Mártires.

Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,967,525