"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Ribeira do Porto na lista de "tesouros cinematográficos" da Europa

A iniciativa, criada este ano pela Academia Europeia de Cinema, pretende destacar "lugares de valor histórico que devem ser mantidos e protegidos não só agora, como para as gerações futuras". A Ribeira é o único local português a figurar entre os 22 mencionados.

Foto: Manuel Fernando Araújo/Lusa


A zona da Ribeira do Porto foi eleita um dos tesouros da cultura cinematográfica europeia pela Academia Europeia de Cinema, pelo valor histórico "que deve ser mantido e protegido".

A criação da lista de "Tesouros da Cultura Cinematográfica Europeia" é uma iniciativa da Academia Europeia de Cinema com o objetivo de elencar locais e espaços que são simbólicos para o cinema europeu, "lugares de valor histórico que devem ser mantidos e protegidos não só agora, como para as gerações futuras", lê-se na nota de imprensa.

Entre os 22 "tesouros" anunciados está a Ribeira do Porto, com aquela academia a lembrar que foi o cenário de três filmes emblemáticos de Manoel de Oliveira: "Douro, Faina Fluvial" (1931), "Aniki Bobó" (1942) e "O Porto da Minha Infância" (2001).

A Ribeira do Porto é o único lugar português na lista divulgada pela Academia Europeia de Cinema, juntando-se a locais em França, Polónia, Espanha, Reino Unido ou Letónia.

Para a organização, é preciso preservar, por exemplo, o Studio Babelsberg, na Alemanha, onde Fritz Lang fez "Metropolis" (1927) e Wes Anderson filmou "Grand Budapest Hotel" (2014), a Fontana di Trevi, em Roma, cenário de "A Doce Vida" (1961), de Federico Fellini, ou uma praia em França, onde Agnès Varda fez "As Praias de Agnès" (2008).

"Em vez de nos limitarmos a organizar os prémios europeus de cinema, a Academia Europeia de Cinema vai abranger a história e as pessoas que fizeram o que é hoje o cinema europeu", afirmou o diretor da academia, Matthijs Wouter Knol, em comunicado.

O objetivo da academia é anualmente acrescentar novos locais a esta lista de "tesouros cinematográficos" e trabalhar este património junto de novos públicos.


por Lusa e Renascença | 21 de setembro de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença 

Agenda
Exposições

Pouca Vergonha

Sociedade Nacional de Belas Artes 16 Abr a 18 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,803,711