"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Lançamento do 1º Prémio Anual do Museu do Pão

Como marco dos seus 20 anos de existência, o Museu do Pão lança a primeira edição do seu prémio anual, destinado a evidenciar e a divulgar a investigação científica em torno do pão e dos cereais panificáveis.

Moinhos Broa

Inaugurado em setembro de 2002, o Museu do Pão é uma das maiores referências da museologia em Portugal e o maior complexo dedicado ao tema em todo o mundo. É um dos museus mais visitados em Portugal, com a particularidade de estar localizado em Seia, na Serra da Estrela, e acolhe, anualmente, milhares de pessoas que ali gostam de aprender sobre o mais universal dos alimentos, partilhar momentos e reviver memórias.

A celebrar 20 anos a 26 de setembro de 2022, o Museu do Pão lança nessa mesma data a primeira edição de um prémio que será atribuído trienalmente a três áreas disciplinares: Nutrição / Alimentação, Engenharia Alimentar e História e outras Ciências Sociais. Em 2022, o âmbito do prémio será a Nutrição / Alimentação e podem candidatar-se investigadores que sejam autores de dissertações validadas de mestrado ou de tese de doutoramento, apresentadas em instituições de ensino superior em Portugal e que se enquadrem na área temática anual do prémio. As condições de participação e o regulamento podem ser consultados em www.museudopão.pt

As candidaturas devem ser submetidas até 18 de maio de 2023, Dia Internacional dos Museus, e serão depois analisadas por um júri de excelência que anunciará o vencedor no dia de aniversário do Museu do Pão, em 2023, numa cerimónia presencial.

O vencedor será reconhecido com a publicação em livro do seu trabalho, sob a chancela do Museu do Pão.

Painel de jurados
Os trabalhos submetidos a concurso serão avaliados por um júri constituído por seis elementos: Isabel Sousa, Professora Associada com Agregação em Ciência e Engenharia de Alimentos no Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa; Isabel Dinis, Professora coordenadora na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra; Dulce Freire, Especialista na área dos cereais e Historiadora na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra; Joel Cleto, Arqueólogo, Historiador e Divulgador do Património; Tiago Quaresma, Administrador do Grupo o Valor do Tempo, detentor do Museu do Pão e Michael Fonseca, Panificador no Atelier do Museu do Pão.

Sobre o Museu do Pão
O Museu do Pão oferece uma experiência multissensorial através da visita às quatro salas temáticas do museu, um bar-biblioteca, uma mercearia tradicional e um restaurante. Recolhe continuamente, preserva e exibe objetos e património do pão português nas suas vertentes etnográfica, política, social, histórica, religiosa e artística. A transversalidade do tema “Pão” faz deste espaço um verdadeiro ícone independente de idade, género, raça ou credo.

O Museu do Pão é uma marca do Grupo O Valor do Tempo. www.museudopao.pt

Sobre o Grupo O Valor do Tempo
O Grupo O Valor do Tempo foi criado em 1994, em Seia, e a sua primeira expressão pública surgiu em 2002, com a abertura do Museu do Pão. Mais de 25 anos depois da sua fundação, o grupo privilegia uma abordagem assente no valor acrescentado do produto feito à mão e numa visão económica integrada que coloca o Homem no centro das suas preocupações e que tenha no conceito de Valor Acrescentado, o seu lema. Para garantir a adequada valorização dos produtos portugueses históricos com os quais trabalha, o grupo aposta numa forte proximidade ao consumidor final através dos setores do turismo e do lazer, contando com 40 espaços em Portugal, através de catorze marcas insígnia: Museu do Pão, Museu da Cerveja, Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau, Quinta da Lagoa, Silva & Feijóo, Casa Pereira da Conceição, Confeitaria Peixinho, Comur, Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa, Mundo Fantástico das Conservas Portuguesas, Hästens Sleep Spa - CBR Boutique Hotel, A Brasileira do Chiado, Mensagem de Lisboa, Joalharia do Carmo e Figurado de Barcelos – O Valor do Tempo.

www.ovalordotempo.pt
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,176,551