"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

O Grande Livro dos Puns: diversão e rigor dos factos numa explosiva leitura para os mais novos

Qual é o animal que lança mais gases? Que religião venera os puns? Onde é que as bufas são ilegais? A resposta a estas e outras perguntas está n’O Grande Livro dos Puns, dos «Fantásticos Irmãos Flatulentos», M. D. Whalen e Des Campbell. 


Um guia ilustrado para jovens leitores a partir dos 8 anos, o livro revela, com muita descontração, todos os factos, história, atualidade e curiosidades relacionados com os puns. Agora, este bestseller que permaneceu quatro anos no primeiro lugar do top de vendas da Amazon, na categoria Children’s Humor, aterra sonoramente em Portugal, numa edição Guerra e Paz Editores para toda a família, traduzida por Rita Fonseca. Disponível na rede livreira nacional a partir do próximo dia 27 de setembro de 2022, O Grande Livro dos Puns poderá ainda ser adquirido através do site da editora. 

Aos leitores d’O Grande Livro dos Puns, aconselha-se que, antes de entrarem neste mundo louco de diversão, ciência e história, abram uma lata de feijão, tragam para junto de si uma bebida gaseificada, uma tigela de sopa de cebola e se sentem, confortavelmente: o espetáculo de gás musical vai começar. O mais certo é que também participem na orquestra, tendo em conta que estes são alguns dos alimentos que nos causam mais gases. Sabiam?

Advertências à parte, o que saberão os mais novos sobre puns, além do barulho hilariante que provocam, o cheiro nauseabundo que espalham e o natural alívio que se sente depois de lançar um peido? Provavelmente, muito pouco, até porque este é um tema tabu. Pois os Fantásticos Irmãos Flatulentos, dupla composta pelo escritor britânico M. D. Whalen, que já foi professor, fala português e ama contar histórias, e pelo seu conterrâneo, o ilustrador Des Campbell, tem a solução para este problema: um guia ilustrado da flatulência, ou da «arte de dar puns», que responde a factos ligados ao universo intestinal. É essa a missão d’O Grande Livro dos Puns: fazer «rir até bufar!», sem nunca descurar o rigor científico. 

Quem sabe se não teremos também alguns pais, avós ou tios a recorrerem a este precioso manual fedorento para momentos de trívia? Pelo sim, pelo não, reforcem a despensa com latas de feijão.

As perguntas não podiam ter mais pertinência, dada a mente curiosa dos mais novos, e as respostas são, na maioria dos casos, surpreendentes: sabiam que, na Amazónia, a tribo ianomâmi tem o costume de bufar como forma de cumprimento? Sabiam que até os mortos bufam? E que os puns podem destruir o planeta, mas cheirar puns pode fazer bem à saúde? E uma última pergunta, para a qual não nos atrevemos a adiantar resposta: afinal, quem dá mais puns, os rapazes ou as raparigas? A resposta está no livro.

O livro inclui uma lista extensiva de sinónimos oficiais e não-oficiais para a palavra «pum» e links para conteúdos extra em inglês, que os mais e menos jovens poderão explorar.

O Grande Livro dos Puns 
Fantásticos Irmãos Flatulentos
Não-Ficção / Juvenil
132 páginas · 14x20 · 13 €

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "BANDIDO"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia do novo filme de Allan Ugar, que terá lugar no próximo dia 3 de outubro, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!  

Visitas
70,592,119