"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

António Franco Alexandre vence Grande Prémio de Poesia Diogo Bernardes

Poemas, publicado pela Assírio & Alvim em setembro em 2021, foi a escolha, por unanimidade, do júri desta primeira edição do prémio com coordenação da Associação Portuguesa de Escritores e patrocínio da Câmara Municipal de Ponte da Barca.


Destinado a galardoar anualmente uma obra em português e de autor português, publicada integralmente e em 1.ª edição, obras completas de poesia ou antologias poéticas de autor, o Grande Prémio de Poesia Diogo Bernardes APE/ CM de Ponte da Barca tem um valor pecuniário de 12.500 euros.

O júri constituído por Cândido Oliveira Martins, José Manuel de Vasconcelos e Rita Patrício decidiu atribuir o Grande Prémio de Poesia Diogo Bernardes ao livro Poemas (Assírio & Alvim), de António Franco Alexandre, «pelo longo e singular percurso literário de várias décadas, materializado numa escrita vocacionada para a poética do impreciso, exigindo sucessivos movimentos de aproximação; uma poética onde a incerteza e a opacidade, o rumor e a metamorfose constroem uma escrita única, questionadora da própria natureza da linguagem, no propósito de dizer transfiguradoramente o mistério do mundo».

SOBRE O LIVRO

Título: Poemas
Autor: António Franco Alexandre
Edição: Luis Manuel Gaspar
N.º de Páginas: 616
PVP: 33,00€

Ver primeiras páginas 

SOBRE O AUTOR
António Franco Alexandre
Nasceu a 17 de junho de 1944, em Viseu. Fez os seus estudos académicos nas áreas de Matemática e Filosofia em França (primeiro, em Toulouse, depois em Paris) e nos EUA (Harvard). Após o seu regresso a Portugal, em 1975, é convidado para professor de Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde lecionou até meados de 2009. Embora se tenha estreado como poeta ainda na década de sessenta, é sobretudo a partir da publicação de Sem Palavras nem Coisas (1974) que a sua obra se afirmou. Uma voz incontornável no nosso panorama literário, são suas algumas das obras mais significativas da poesia portuguesa contemporânea: Os Objectos Principais (1979), A Pequena Face (1983 – Grande Prémio de Poesia do PEN Clube Português), Quatro Caprichos (1999 – Prémio Luís Miguel Nava, Grande Prémio APE de Poesia), Duende (2002 – Prémio D. Dinis e Prémio Correntes d'Escritas), Aracne (2004) e Poemas (2021 - Grande Prémio de Poesia Diogo Bernardes APE/ Câmara Municipal de Ponte da Barca). 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,217,306