"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Rui Paula quer recuperar e valorizar as raízes da gastronomia portuguesa

"Sabores da Época" propõe receitas intemporais que tanto brilham numa refeição simples como num menu de degustação. 


Rui Paula
convida os leitores a acompanhá-lo numa viagem às raízes da gastronomia portuguesa e em conjunto contribuírem para um estilo de vida mais saudável, para a sustentabilidade ambiental e de pequenos produtores e comerciantes locais. Sabores da Época apresenta 50 receitas clássicas com toque de chef e chega às livrarias de todo o país no dia 6 de outubro.

A globalização e evolução da sociedade permitiram a descoberta de novos paladares, métodos de confeção e produtos exóticos, mas esse progresso não se traduziu em mais-valias para o ecossistema e para a saúde e bem-estar das pessoas. Rui Paula quer combater estes efeitos nefastos valorizando os produtos locais, respeitando a sua sazonalidade e os sabores tradicionais da culinária nacional – intenção que ganha importância com a atual crise alimentar e de cadeias de distribuição a nível global.

Distribuídas de acordo com a estação do ano, as 50 receitas – em que se incluem entradas, pratos principais e sobremesas – utilizam ingredientes facilmente encontrados em supermercados e mercearias e são replicáveis em casa, mantendo a criatividade e originalidade de um chef premiado com duas estrelas Michelin. Em dois capítulos extra, são ainda disponibilizadas receitas-base de caldos, cozeduras ou pontos de açúcar e um calendário que, ao estilo de um almanaque, sugere os melhores períodos para encontrar peixes, mariscos, caça, frutas e legumes da época.

SOBRE O LIVRO
Sabores da Época
Neste livro, Rui Paula, um dos mais conceituados chefs portugueses, regressa às origens e propõe receitas intemporais que respeitam a sazonalidade e valorizam os produtos locais, cumprindo a sabedoria do velho ditado – «Cada coisa tem o seu tempo». Ao longo das 50 receitas deste livro, redescobrimos pratos e ingredientes típicos da nossa cultura, alguns deles injustamente esquecidos, que aqui recuperam todo o seu esplendor. Experimente e... Bom proveito! 

Título: Sabores da Época
Autor: Rui Paula
Páginas: 152
PVP: 24,90€

Ver primeiras páginas 

SOBRE O AUTOR
Rui Paula

Nasceu no Porto, em 1967. Desde cedo, revelou o gosto pela cozinha, que foi desenvolvendo com paixão e originalidade, sem nunca perder a ligação com as tradições. Em 1994, abriu o seu primeiro restaurante, Cêpa Torta, em Alijó, que manteve até 2010. Inaugurou o restaurante DOC em 2007, na Folgosa, no coração do Douro vinhateiro, e, três anos mais tarde, abriu as portas do restaurante DOP, no Palácio das Artes, no centro histórico do Porto. Entre 2011 e 2016, exerceu funções como chef consultor do Hotel Vidago Palace. Em 2013, Rui Paula levou as suas criações além-mar, abrindo um restaurante no Recife, no Brasil, com o empresário João Carlos Pais Mendonça, uma parceria que durou cinco anos. Em 2014, passou a integrar o júri do MasterChef Portugal e abriu um novo restaurante em Leça da Palmeira, Casa de Chá da Boa Nova, considerado monumento nacional desde 2011 e distinguido com duas estrelas Michelin. Entre 2016 e 2017, foi chef do restaurante Terraço, no Hotel Tivoli, em Lisboa. Ao longo da sua carreira, Rui Paula tem vindo a ser convidado para os eventos mais prestigiantes do mundo da gastronomia. Venceu o prémio Chef do Ano 2020, do guia Boa Cama Boa Mesa do jornal Expresso, e foi nomeado para o The Best Chef Awards 2021. Atento à evolução tecnológica e às tendências do mercado, o investimento nos seus projetos é uma constante. Sempre acompanhado pelo seu núcleo familiar, Rui Paula investiu também numa equipa de 68 colaboradores, muitos dos quais o acompanham há vários anos. 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,173,771