"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

A Menina Invisível, excecional romance de Rita Cruz

A ternura cativante das personagens, das situações e da linguagem, aliadas ao ritmo, à simplicidade e à musicalidade da escrita de Rita Cruz, inscrevem A Menina Invisível, o seu novo romance, no melhor da literatura portuguesa contemporânea.


Nele, voltamos a ter 11 anos, a olhar o mundo com inocência e a ser novamente invisíveis. Uma edição Guerra e Paz, incluída na coleção «Arquipélago», A Menina Invisível chega à rede livreira nacional dia 11 de outubro de 2022. 

E se, impotente perante a violência, uma menina conseguisse entrar tão dentro da escuridão do corpo até desaparecer nele? Este é o mote para A Menina Invisível, romance encantador de Rita Cruz que nos leva aos primeiros anos do século XX.

Enquanto o país prepara a República e tropeça na morte de um rei, enquanto a ciência brilha, mas os tempos escurecem de violência, é-nos apresentada Alice, uma menina que acorda um dia numa casa aristocrática sem saber de onde veio. Havia sido salva pelo «menino Pedrinho», o filho do conde, com qual virá a partilhar um segredo: o dom da invisibilidade que desenvolveu naquela noite traumática.

É na faustosa casa de Pedrinho, onde não é bem-vinda, que Alice cresce, entre o visível e o invisível, entre a inocência e a dor. Mas há segredos que não se podem partilhar a três e, quando o seu amigo, já adolescente, começa a namorar Emília, tudo começa a mudar na vida dos protagonistas. Os dias mudam e os planos desfazem-se, até ao momento em que descobrem até onde a escuridão invisível do corpo os pode levar.

Um romance escrito numa prosa objetiva, sem hermetismos e cheia de surpresas e subtilezas, A Menina Invisível leva-nos a refletir sobre o crescimento, as relações humanas e os acontecimentos que nos moldam ao longo da vida. A nova obra de Rita Cruz poderá ser desde já adquirida através da pré-venda que decorre no site da editora. 

Este é o segundo romance da colecção «Arquipélago» da Guerra e Paz Editores, que foi inaugurada, no último mês de junho, pelo eletrizante O Longo Braço do Passado, de Rui de Azevedo Teixeira.

Arquipélago
A Menina Invisível
Rita Cruz
Ficção / Romance
420 páginas · 15x23 · 18,00 €

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,914,432