"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Uma História de Xadrez: obra-prima de Stefan Zweig

Um romance notável, Uma História de Xadrez, de Stefan Zweig, oferece-nos, a partir do relato de um jogo de xadrez, uma ardente análise do poder da mente e do mal que esta pode gerar.


Considerada a obra-prima do escritor austríaco, foi também a última assinada por Zweig, que entregaria o manuscrito ao seu editor, justamente um dia antes de se suicidar, em 23 de fevereiro de 1942. Oito décadas depois, Uma História de Xadrez é agora recuperada e publicada pela Guerra e Paz na colecção «Admirável Mundo do Romance», coleção que traz aos leitores portugueses clássicos recentes da literatura universal. O livro chega à rede livreira nacional, numa tradução de Mónia Filipe.

Pequena, mas intensa, Uma História de Xadrez permitiu a Stefan Zweig, nome maior da literatura europeia da primeira metade do século XX, escrever, pela primeira e única vez, sobre a guerra, a violência, o nazismo e o autoritarismo. A derradeira obra do escritor austríaco conta a história de Mirko Czentovic, um campeão mundial de xadrez que, a bordo de um transatlântico com destino a Buenos Aires, se entretém a derrotar os restantes passageiros.

Porém, Czentovic descobre durante essa viagem que segue no navio um adversário à sua altura: o doutor B., um enigmático passageiro recém-libertado pelos nazis, que sobreviveu à prisão a projetar jogos de xadrez na sua mente. Do inevitável confronto entre os dois jogadores, nasce o empolgante relato de um jogo que coloca frente-a-frente a criatividade contra a impetuosidade e que expõe, de uma forma comovente, os traumas de um homem, mas também a sua capacidade de sobreviver, mesmo sob uma extraordinária pressão.

Considerada a obra-prima de Zweig, Uma História de Xadrez trata-se de «uma bela metáfora sobre o claudicar da inteligência criativa face à força bruta que, usando uma lógica fria e dura, se torna numa força avassaladora», na opinião do romancista espanhol Eugenio Fuentes, e encerra em si, segundo Herbert Gorman, toda a «concentração de talentos» do escritor austríaco. Num artigo publicado no The New York Times Book Review, o crítico literário norte-americano sublinhou a «curiosidade psicológica obstinada, a franqueza brutal e a imparcialidade suprema» que imortalizaram Stefan Zweig.

Desde a sua publicação, em 1944, dois anos após o suicídio do autor, a obra tem vindo a ser traduzida em todo o mundo e foi adaptada várias vezes ao cinema, cuja versão mais recente foi realizada no ano passado por Philipp Stölzl no seu filme The Royal Game (Schachnovelle). Agora, o romance terá uma nova edição em Portugal, traduzida por Mónia Filipe, que chega à rede livreira nacional com a chancela da Guerra e Paz Editores.

Admirável Mundo do Romance
Uma História de Xadrez
Stefan Zweig
Ficção / Romance
80 páginas · 15x23 · 13 €

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,878,458