"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"A Ciência do Clima"

Ensaio polémico de Steven E. Koonin, antigo conselheiro para a ciência de Obama, desmonta mitos e alarmismos climáticos a partir de factos científicos. 


«O aumento do nível do mar está a inundar as nossas costas.» «Os furacões e tornados estão a tornar-se mais graves e mais frequentes.» «As alterações climáticas criarão um desastre económico.» Declarações absolutas como estas têm vindo a ser propagandeadas pelos meios de comunicação social, pelos políticos e pelos ambientalistas, que há muito soaram os alarmes de uma crise climática sem retorno. Declarações que, segundo Steven E. Koonin, um dos mais destacados cientistas norte-americanos da atualidade, estão «desconectadas da realidade». No ensaio A Ciência do Clima – O Que a Ciência nos Diz, o Que não Diz e o Que Isso Interessa, que agora chega a Portugal, o antigo conselheiro da administração Obama aponta as razões para a criação destes mitos catastrofistas e revela o que sabemos, o que não sabemos e tudo o que isso significa para o futuro do nosso planeta. A Ciência do Clima – O Que a Ciência nos Diz, o Que não Diz e o Que Isso Interessa estará disponível na rede livreira nacional, numa edição Guerra e Paz com o alto apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e revisão científica do professor Carlos Fiolhais.

Sabia que «os seres humanos não tiveram um impacto detetável sobre os furacões durante o último século»? Ou que «o manto de gelo da Gronelândia não está a diminuir mais depressa hoje do que estava há 80 anos»? Ou que «as taxas de mortalidade relacionadas com as condições atmosféricas caíram [80%] durante os últimos 100 anos, mesmo tendo o planeta aquecido 1,2 °C»? E que «o impacto económico líquido da alteração climática induzida pelo Homem será mínimo, pelo menos até ao final deste século»?

Estes são alguns dos dados apresentados por Steven E. Koonin, antigo subsecretário para a Ciência do Departamento de Energia dos Estados Unidos da América da administração Obama, em A Ciência do Clima – O Que a Ciência nos Diz, o Que não Diz e o Que Isso Interessa, um ensaio que revela a verdade sobre a ciência climática e como esta é extremamente diferente daquilo que governantes e meios de comunicação nos transmitem.

Afinal, o que se está a passar? De onde surgiu a narrativa alarmista de que já estragámos o clima e enfrentamos a aniquilação certa a menos que alteremos os nossos hábitos? Justifica o autor, professor de Física na Universidade de Nova Iorque, que «grande parte desta desconexão provém de um longo "jogo do telefone estragado" que começa com a literatura científica, passa pela informação contida nos relatórios de avaliação e, daí, para os resumos desses relatórios de avaliação, que são transmitidos pelos meios de comunicação social. Pelo meio, proliferam as oportunidades para se "ouvir" mal as coisas, tanto de forma acidental como propositadamente».

A esta evidência, Koonin acrescenta o facto de a maioria das projeções do futuro do clima se basearem em modelos que a ciência já provou não serem adequados para esse fim. «Estamos a envidar demasiados esforços na elaboração de simulações de modelos em vários cenários de emissões que não são particularmente esclarecedores. Esforços que seriam muito mais bem empregues a tentar perceber por que razão os modelos climáticos não são eficazes na descrição do passado recente e são tão imprecisos nas suas projeções futuras.»

Polémico que seja, o livro que agora chega a Portugal é, sobretudo, um apelo à compreensão das sociedades atuais no que ao complexo trabalho dos cientistas diz respeito. Afinal, esta é uma área multidisciplinar em que a investigação se confronta com muitas incertezas e modelos falíveis. «Este seria um passo importante para decisões mais sábias da sociedade relativamente ao clima e à energia – e traria menos calor para o debate sobre a ciência do nosso planeta em aquecimento.»

Uma edição Guerra e Paz com revisão científica do professor Carlos Fiolhais e tradução de André da Costa Barata, Maria Ferro e Ana Rita Faustino, A Ciência do Clima – O Que a Ciência nos Diz, o Que não Diz e o Que Isso Interessa chega à rede livreira nacional, com o alto apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD).

A Ciência do Clima – O Que a Ciência nos Diz, o Que não Diz e o Que Isso Interessa
Steven E. Koonin
Não-Ficção / Ciência
320 páginas · 15x23 · 18,00 €
Guerra e Paz, Editores

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,144,139