"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"O Muçulmano e a Judia"

Investigação histórica de Ronen Steinke revela como um médico árabe salvou uma jovem judia na Berlim de Hitler.


Quem foi Mohammed Helmy, o primeiro árabe a ser homenageado com o título de «Justo entre as Nações» pelo memorial israelita das vítimas do holocausto, Yad Vashem? Como conseguiu este médico egípcio salvar uma jovem judia em plena Alemanha nazi? Decidido a homenagear este ato de bravura e humanidade, até aqui praticamente anónimo, o repórter alemão Ronen Steinke partiu para uma profunda investigação histórica da qual resultou O Muçulmano e a Judia, um livro que nos fala, pela primeira vez, do papel da comunidade islâmica em Berlim na resistência ao Terceiro Reich. Um relato tão cativante quanto factual, O Muçulmano e a Judia chega agora a Portugal numa edição Guerra e Paz, com tradução de Maria José Segismundo dos Santos. A obra estará disponível na rede livreira nacional a partir do próximo dia 11 de outubro de 2022.

Baseado numa história real de coragem e astúcia, a trama de O Muçulmano e a Judia é contada ao estilo de um thriller. Um ângulo, diríamos, completamente inesperado tendo este livro de Ronen Steinke como base uma investigação apoiada em factos, referências e documentos históricos. Inesperado, mas feliz, na opinião do escritor e jornalista Robert Philpot do jornal Times of Israel, que considera a obra um «relato emocionante e, por vezes, arrebatador de uma história notável, mas largamente desconhecida de bravura.»

Na obra, é-nos apresentado o jovem Mohammed Helmy, que, em 1922, se mudou do Cairo para estudar medicina em Berlim, cidade ainda muito longe do anti-semitismo que, uma década mais tarde, atingiria o seu auge com a eleição de Hitler. Sublinha o autor, criminologista e repórter internacional, que a convivência entre árabes e judeus na capital alemã foi sempre pacífica, tanto antes, quanto depois da subida ao poder do Führer. Facto sublinhado pelo jornalista do The Guardian Tim Adams: «o livro de Steinke lança uma luz sobre a velha Berlim árabe do período de Weimar, que era “aberta, progressista e estava longe de ser anti-semita”, tendo acolhido diversas luminárias judias, como Albert Einstein e Martin Buber.»

Os anos passar-se-iam e, numa Berlim cada vez mais infetada pela retórica nazi, é-nos apresentada Anna Boros, uma jovem judia que, perante a constante sombra de Hitler e da Gestapo, vê a sua vida ameaçada. É nesse momento que Anna conhece Mohammed e entrega o seu destino nas mãos do médico árabe. Seguem-se descrições inquietantes dos feitos, artimanhas e subterfúgios que Mohammed e as pessoas ligadas à resistência alemã levaram a cabo para salvar e proteger os judeus da barbárie.

Um livro cativante e inspirador, em que o medo, mas sobretudo a coragem, contam a história dos sobreviventes do período mais negro da humanidade. O Muçulmano e a Judia chega a Portugal numa tradução de Maria José Segismundo dos Santos com a chancela da Guerra e Paz Editores.

O Muçulmano e a Judia
Ronen Steinke
Não-Ficção / História
160 páginas · 15x23 · 16 €

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,924,997