"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Um homem não tem de ser uma ilha

Porto Editora publica "José Saramago. O Pássaro que Pia Pousado no Rinoceronte", de Fernando Gómez Aguilera.


José Saramago. O Pássaro que Pia Pousado no Rinoceronte,
de Fernando Gómez Aguilera – nas palavras de Pilar del Río, o «colaborador mais próximo, confidente e amigo» do Prémio Nobel português –, para além de analisar as narrativas concebidas durante os anos de vida do escritor em Lanzarote, revela também textos inacabados, projetos para romances e peças de teatro, tesouros escondidos no imenso espólio que nos deixou. Nestas páginas confirmamos que o autor nascido na Azinhaga entendia a literatura como um instrumento de conhecimento, forjado na sua particular visão do mundo. Por vontade expressa de José Saramago, Fernando Gómez Aguilera é o fiel depositário de um largo manancial de documentos, cadernos, diversos apontamentos e outros materiais desconhecidos do grande público. Através deste ensaio envolvente e cativante, em permanente diálogo com a própria escrita de José Saramago, são exploradas, em detalhe, as ideias, emoções e métodos por detrás da produção literária do escritor durante a sua estadia em Lanzarote e mais além, constituindo-se este livro como um documento central e imprescindível para estudar mais a fundo a obra literária do único Prémio Nobel de Literatura da língua portuguesa.

O livro já se encontra em pré-venda.

SOBRE O LIVRO
José Saramago. O Pássaro que Pia Pousado no Rinoceronte
«Muitas vezes os seres humanos são ilhas, fazem parte de um arquipélago comum – a humanidade – porém, não levantam as pontes necessárias para a comunicação e assim vão deixando passar o tempo, de solidão em solidão. José Saramago não teve esse problema: chegou a Lanzarote e encontrou Fernando Gómez Aguilera, ou seja, encontrou a possibilidade de conversar e nunca se sentiu só. Fernando Gómez Aguilera foi, durante dezasseis anos, o seu interlocutor, a pessoa em quem o escritor português ia depositando firmemente a sua confiança, com satisfação, sempre em amizade. Este livro é a prova de que José Saramago e Fernando Gómez Aguilera nunca foram ilhas e também de que a ilha de Lanzarote, pela intervenção construtiva de ambos, é um continente povoado na experiência de leitura de muitos homens e mulheres pelo mundo.»
[Do Prólogo de Pilar del Río]

Ver primeiras páginas 

Título: José Saramago. O Pássaro que Pia Pousado no Rinoceronte
Autor: Fernando Gómez Aguilera
Tradução: Cristina Rodriguez e Artur Guerra
Páginas: 344
PVP: 17,75 € 

SOBRE O AUTOR
Fernando Gómez Aguilera

Nasceu em San Felices de Buelna, Cantábria, em 1962. É poeta, ensaísta e filólogo de formação e foi também professor de literatura espanhola. É atualmente diretor da Fundação César Manrique, em Lanzarote, e curador da Fundação José Saramago. Em 2007 preparou uma grande exposição dedicada à vida e trajetória literária do Prémio Nobel, inaugurada na sede da Fundação César Manrique, e posteriormente exibida em Lisboa, São Paulo e na Cidade do México. Conhecedor da obra de José Saramago, apresentou vários livros do escritor português e publicou ensaios e críticas literárias sobre a narrativa do Prémio Nobel de Literatura de 1998. É também autor da biografia cronológica José Saramago. A Consistência dos Sonhos e de José Saramago nas Suas Palavras, publicado pela Porto Editora em 2021. 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,267,010