"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Um tratado sobre a forma de atingir e manter o poder

O Príncipe, a obra mais reconhecida de Nicolau Maquiavel, tem uma nova edição.


Esteve incluído no Índex de Livros Proibidos da Santa Sé e foi uma referência para líderes despóticos como Napoleão Bonaparte ou Adolf Hitler; mas, mais de 500 anos após ter sido escrito, continua a ser lido e admirado em todo o mundo. A edição da Ideias de Ler de O Príncipe, de Nicolau Maquiavel, chega às livrarias no dia 20 de outubro de 2022.

Frequentemente associada a ideias impopulares e moralmente questionáveis, como ser preferível inspirar o medo ao amor ou os fins justificarem os meios – frase que, na verdade, nunca terá sido proferida por Maquiavel, mas que muitos pensam traduzir o seu trabalho –, esta obra, que teve como propósito servir de guia aos governantes italianos, manteve-se atual e despertou o interesse de quem procura vingar no mundo dos negócios. Com a devida adaptação aos dias de hoje, muitos dos princípios defendidos pelo autor são aplicáveis em áreas como a liderança, a estratégia ou a gestão.

O Príncipe integra uma série de clássicos dedicados à estratégia e à gestão, em que já figuram A arte da Guerra, de Sun Tzu, e O livro dos Cinco Anéis, de Miyamoto Musashi, que tem vindo a ser publicada pela Ideias de Ler.

SOBRE O LIVRO
O Príncipe
“Para conhecer bem a natureza dos povos é preciso ser-se príncipe, e para conhecer bem a dos príncipes é preciso ser-se do povo.”
O Príncipe é uma das mais influentes e importantes obras iniciais da filosofia moderna e da teoria política. Controversa desde a publicação – deu origem ao adjetivo “maquiavélico” –, ao longo dos séculos inspirou diversos governantes e líderes e mantém-se extremamente atual.
Hoje, revela-se uma leitura essencial para quem quer entender a natureza e os limites do poder e conhecer os fundamentos do pensamento estratégico em cargos de liderança.

Ver primeiras páginas 

Título: O Príncipe
Autora: Nicolau Maquiavel
Páginas: 160
PVP: 12,20€ 

SOBRE O AUTOR
Nicolau Maquiavel

É considerado, por muitos, o pai do pensamento político moderno. Nascido em Florença a 3 de maio de 1469, foi um dos mais relevantes filósofos e políticos italianos do século XV. Em meados dadécada de 1490, após a expulsão da família Médici do governo da região, tornou-se funcionário ao serviço da República Florentina. Foi nessas funções que fez serviços e viagens diplomáticas, o que lhe permitiu conhecer diferentes formas de exercer a política e o poder. Uma das pessoas que admirou terá sido o filho ilegítimo do Papa Alexandre VI, César Bórgia, um importante militar e estadista, que granjeou poder e fama pela força das armas e, sobretudo, da crueldade, da astúcia e do logro – era tão eficaz a levar à morte os adversários como a criar alianças, desde que favorecessem o seu estatuto. O percurso desta figura histórica terá servido a Maquiavel como principal inspiração para a sua obra mais famosa, O Príncipe, de 1513. Um ano antes, com o regresso dos Médici a Florença, Maquiavel perdera o seu cargo político e caíra em desgraça, tendo mesmo sido preso, torturado e exilado. Com a reconquista da liberdade dedicou-se à literatura, tendo então escrito várias das suas obras mais sonantes, como A Arte da Guerra (1519-1520) ou História de Florença (1520-1525). Faleceu a 22 de junho de 1527, na sua Florença, pouco tempo após apresentar este último livro ao seu patrono, o Papa Clemente VII – o mesmo que patrocinou vários obras-primas da História, como O Juízo Final , de Miguel Ângelo, ou A Transfiguração , de Rafael. 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,259,425