"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Passatempo

Ganhe bilhetes duplos para assistir ao filme "Nheengatu - A Língua da Amazónia"

Em parceria com a Zero em Comportamento, oferecemos 5 bilhetes duplos para assistir à sessão de dia 28 de outubro (6.ª feira) às 21h00, na Biblioteca de Marvila - Lisboa. Sessão seguida de conversa com o realizador. 
 
Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

 
Zero em Comportamento apresenta o FILME DO MÊS:
“NHEENGATU – A LÍNGUA DA AMAZÓNIA”

Em outubro, o filme do mês parte numa viagem pelo alto Rio Negro, na Amazónia profunda. Em NHEENGATU – A língua da Amazónia, José Barahona procura uma língua imposta aos índios pelos antigos colonizadores. Através desta língua misturada, o Nheengatu, divide a filmagem com a população local e deixa que o filme se construa no encontro de dois mundos.

O documentário que abriu o Festival Doclisboa em 2020, mostra-nos uma radiografia desta que foi a antiga Língua Geral Amazónica e que é uma mistura do tupi, do português e de várias outras línguas indígenas. Chegou a ser uma das línguas mais faladas na região Norte do Brasil até meados do séc. XIX, quando foi banida por Portugal.

Mas, no Norte da Amazónia, o Nheengatu ainda sobrevive e tornou-se a língua de muitas populações indígenas que perderam a sua língua materna com a colonização.






:: PASSATEMPO ENCERRADO ::
... e os VENCEDORES são:

Ana Sofia Cabanelas Cafum Marrocos 
Elsa Figueiredo
Fernando António Lourenço do Carmo 
Nélia Maria dos Santos 
Rui Miguel Costa 

Parabéns aos felizes contemplados e votos de bom filme!
O nosso agradecimento a todos os participantes.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
96,589,092