"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Novo livro das autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada para a coleção Seguros e Cidadania

Jornada segura aborda a importância dos seguros nos megaeventos.


“Jornada Segura”
, é o título do novo livro da coleção “Seguros e Cidadania”, da Associação Portuguesa de Seguradores (APS), tendo como pano de fundo a Jornada Mundial da Juventude 2023 (JMJ 2023) que terá lugar em Lisboa, no início de agosto do próximo ano. 

O livro foi apresentado durante uma sessão realizada na sede da APS, que contou com a presença das autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada e, também, com a presença do presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, D. Américo Aguiar, que conversaram sobre o novo livro com uma turma de alunos do 12.º ano do Colégio São João de Brito, também eles envolvidos na JMJ 2023. 

O 9.º livro desta coleção aborda a importância da antecipação dos riscos e do papel dos seguros no contexto da realização de eventos públicos de grande dimensão. No caso da JMJ 2023, assume um carácter ímpar tendo em conta o perfil internacional, a dimensão e a imprevisibilidade quanto ao número de participantes – a contabilização das pessoas que participaram só é possível realizar no final do evento. Numa narrativa simples e acessível, aborda o elevado grau de planificação que um megaevento implica e os vários seguros que devem estar associados a este tipo de iniciativa. 

Na trama, o protagonista Valentim é um jovem voluntário envolvido na organização da JMJ 2023, uma função partilhada com a treinadora de ginásio, Vera. Durante o desenrolar do enredo, outras personagens entram em ação como Clotilde – que pensa estar apaixonada por Valentim – e dois estudantes de enfermagem, Rafael e Tomás. Um pequeno incidente durante a apresentação das bandas candidatas a atuar durante a Jornada, revela a necessidade de salvaguardar vários elementos num evento, nomeadamente a segurança do público, dos voluntários, dos funcionários contratados, e dos artistas. 

A jovem Mafalda, irmã de Clotilde, ganha protagonismo, pois enquanto colaboradora de uma seguradora, consegue agendar um encontro entre alguns responsáveis e Valentim, cuja principal função é garantir que a iniciativa decorra de forma segura para todos os envolvidos. 

A ficção encontra espelho na realidade, na medida em que algumas empresas de seguros a atuar no mercado nacional apoiaram de forma muito expressiva a cobertura de riscos associados à organização e realização da JMJ 2023, através da oferta de seguros e de vários donativos. 

Através da coleção Seguros e Cidadania, a APS publica, anualmente, um novo livro sobre diferentes temáticas no âmbito da Educação para a Cidadania. Com uma abordagem descontraída e juvenil, as autoras retratam situações do quotidiano através das quais é revelada a importância do papel dos seguros na vida das pessoas, famílias e empresas. No decorrer dos textos, os leitores são alertados para situações de risco presentes no dia a dia, o que permite promover a educação financeira de forma lúdica e divertida. 

Jornada Segura está disponível no site da APS, onde estão ainda uma brochura informativa e uma ficha de leitura para debate em sala de aula. A Plataforma de Educação Financeira O Risco Espreita, criada em parceria com o SAPO, reúne, para além da coleção de livros e material de apoio, diversos vídeos informativos.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,910,125