"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Novo livro das autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada para a coleção Seguros e Cidadania

Jornada segura aborda a importância dos seguros nos megaeventos.


“Jornada Segura”
, é o título do novo livro da coleção “Seguros e Cidadania”, da Associação Portuguesa de Seguradores (APS), tendo como pano de fundo a Jornada Mundial da Juventude 2023 (JMJ 2023) que terá lugar em Lisboa, no início de agosto do próximo ano. 

O livro foi apresentado durante uma sessão realizada na sede da APS, que contou com a presença das autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada e, também, com a presença do presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, D. Américo Aguiar, que conversaram sobre o novo livro com uma turma de alunos do 12.º ano do Colégio São João de Brito, também eles envolvidos na JMJ 2023. 

O 9.º livro desta coleção aborda a importância da antecipação dos riscos e do papel dos seguros no contexto da realização de eventos públicos de grande dimensão. No caso da JMJ 2023, assume um carácter ímpar tendo em conta o perfil internacional, a dimensão e a imprevisibilidade quanto ao número de participantes – a contabilização das pessoas que participaram só é possível realizar no final do evento. Numa narrativa simples e acessível, aborda o elevado grau de planificação que um megaevento implica e os vários seguros que devem estar associados a este tipo de iniciativa. 

Na trama, o protagonista Valentim é um jovem voluntário envolvido na organização da JMJ 2023, uma função partilhada com a treinadora de ginásio, Vera. Durante o desenrolar do enredo, outras personagens entram em ação como Clotilde – que pensa estar apaixonada por Valentim – e dois estudantes de enfermagem, Rafael e Tomás. Um pequeno incidente durante a apresentação das bandas candidatas a atuar durante a Jornada, revela a necessidade de salvaguardar vários elementos num evento, nomeadamente a segurança do público, dos voluntários, dos funcionários contratados, e dos artistas. 

A jovem Mafalda, irmã de Clotilde, ganha protagonismo, pois enquanto colaboradora de uma seguradora, consegue agendar um encontro entre alguns responsáveis e Valentim, cuja principal função é garantir que a iniciativa decorra de forma segura para todos os envolvidos. 

A ficção encontra espelho na realidade, na medida em que algumas empresas de seguros a atuar no mercado nacional apoiaram de forma muito expressiva a cobertura de riscos associados à organização e realização da JMJ 2023, através da oferta de seguros e de vários donativos. 

Através da coleção Seguros e Cidadania, a APS publica, anualmente, um novo livro sobre diferentes temáticas no âmbito da Educação para a Cidadania. Com uma abordagem descontraída e juvenil, as autoras retratam situações do quotidiano através das quais é revelada a importância do papel dos seguros na vida das pessoas, famílias e empresas. No decorrer dos textos, os leitores são alertados para situações de risco presentes no dia a dia, o que permite promover a educação financeira de forma lúdica e divertida. 

Jornada Segura está disponível no site da APS, onde estão ainda uma brochura informativa e uma ficha de leitura para debate em sala de aula. A Plataforma de Educação Financeira O Risco Espreita, criada em parceria com o SAPO, reúne, para além da coleção de livros e material de apoio, diversos vídeos informativos.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
93,348,102