"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"A Guerra Quente e a Paz Fria"

Uma reflexão séria e imprescindível sobre os tempos de incerteza que atravessamos, "A Guerra Quente e a Paz Fria – Sobre as Origens da Guerra na Ucrânia" estará disponível na rede livreira nacional a partir do próximo dia 8 de novembro, numa edição Guerra e Paz.

As origens da Guerra na Ucrânia analisadas num ensaio de Bernardo Teles Fazendeiro

Quais as origens da Guerra na Ucrânia? O que motivou Putin a invadir o país vizinho? Porque teme o líder russo o alargamento da NATO? Bernardo Teles Fazendeiro, professor e investigador, responde a estas e outras inquietações no livro A Guerra Quente e a Paz Fria – Sobre as Origens da Guerra na Ucrânia. Mais do que uma leitura a quente da dura realidade ucraniana, este ensaio deixa-nos uma leitura cuidada do mundo pós-soviético, fruto de anos de investigação na área, para que todos possamos compreender e fazer «o esboço de uma resposta». Uma edição Guerra e Paz para reflectir sobre o nosso tempo, A Guerra Quente e a Paz Fria estará disponível, quer na rede livreira nacional quer no site da editora, a partir do próximo dia 8 de novembro. O lançamento oficial da obra acontece no dia 16 de novembro, a partir das 18h15, na Livraria Almedina do Estádio Cidade de Coimbra.

No dia 24 de fevereiro de 2022, o mundo gelou de estupefacção quando a paz fria, que parecia prevalecer no leste europeu, se transformou numa guerra quente. Putin ordenou a invasão da Ucrânia, reconhecendo unilateralmente a independência dos territórios do Donbass e deitando por terra os Acordos de Minsk, assinados pela Rússia e pela Ucrânia em 2015, com a mediação da Alemanha e da França, na sequência dos conflitos separatistas da península da Crimeia.

No livro A Guerra Quente e a Paz Fria, Bernardo Teles Fazendeiro analisa as razões que estiveram na origem da actual guerra da Ucrânia e explica o porquê de esta ter surpreendido tudo e todos, mesmo depois de oito anos de conflitos armados entre russos e ucranianos que tiraram a vida a cerca de 14 mil pessoas.

Segundo o investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, conflito e guerra «estão longe de ser coisas análogas. A existência de um conflito entre dois espaços não pressupõe a ocorrência de uma guerra, como se tal se tratasse de um corolário de qualquer axioma, razão pela qual a escalada da violência em 2014 surpreendeu o mundo e se revelou igualmente inesperada a segunda fase da guerra. Tal foi a surpresa, que alguns analistas – russos inclusive – não esconderam a sua incompreensão face à decisão de Putin.»

No livro, o autor mostra-nos o percurso de Putin, a sua política interna alimentada de ressentimento e grandeza, a sua visão acerca da Rússia, da Ucrânia, do alargamento e ameaça da NATO, e contextualiza as motivações do chefe de Estado russo no quadro das disputas globais entre as superpotências: China, EUA e Rússia. Ainda assim, Bernardo Teles Fazendeiro sublinha que «rever o passado a fim de compreender o presente não serve, porém, para justificar a opção de Putin», que enquadra naquilo que Erasmo define como o reclamar de um «direito antiquíssimo e esquecido» porque «a guerra é doce para quem não a experimentou».

É-nos ainda traçado um quadro da ameaça nuclear, em que o autor afirma a urgência de uma concepção alternativa da segurança europeia e global «que refreie quer a corrida às armas quer os receios das variadas potências internacionais, sobretudo num contexto em que as distâncias se continuam a encurtar» e em que o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares se vai paulatinamente tornando cada vez mais supérfluo.

Uma reflexão séria e imprescindível sobre os tempos de incerteza que atravessamos, A Guerra Quente e a Paz Fria – Sobre as Origens da Guerra na Ucrânia estará disponível na rede livreira nacional a partir do próximo dia 8 de novembro, numa edição Guerra e Paz.
O lançamento oficial da obra acontece no dia 16 de novembro, a partir das 18h15, na Livraria Almedina do Estádio Cidade de Coimbra, num evento que contará com a apresentação de Maria Raquel Freire, investigadora do Centro de Estudos Sociais e Professora Catedrática de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

 

A Guerra Quente e a Paz Fria

Bernardo Teles Fazendeiro

Não-Ficção / História

160 páginas · 15x23 · 16,00 €

Nas livrarias a 8 de novembro de 2022

Guerra e Paz Editores

Agenda
Teatro

La Troupe

Espaço Evoé 29 Mar 2024  |  19h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,975,960