"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Uma viagem pela História de Portugal a bordo dos lugares abandonados mais conhecidos e emblemáticos do país

Em Coina, existe um palácio abandonado com uma torre sumptuosa. A sua história é mais impressionante do que a estranha construção: erigida por um homem que fez fortuna a recolher lixo, nunca chegou a ser habitada.


Supersticioso que era, Manuel Martins Gomes Júnior acreditou nas palavras da mulher: «Quem constrói uma casa, morre no seu interior.

Em Portugal, não faltam exemplos de notáveis locais abandonados que suscitam curiosidade em quem por eles passa (ou deles ouve falar).Castelos, palácios, casas senhoriais, hotéis, sanatórios e até parques aquáticos, todos eles foram projetos megalómanos, mas acabaram em ruínas. Porquê? O que aconteceu? E porque foram construídos? Qual foi, afinal, a sua história?

Num livro que resulta de uma minuciosa e exaustiva investigação, o historiador Ricardo Raimundo leva-nos numa viagem entre os séculos XVIII e XX, com o objetivo de nos contar as histórias por detrás dos mais emblemáticos edifícios abandonados em Portugal. Jogos de poder, tragédias inigualáveis, projetos demasiado ambiciosos, refúgios para os que só queriam viver mais um dia. É este o outro lado da História, a descoberto pelo nosso património em ruínas.

 
Ricardo Raimundo
nasceu em Lisboa a 24 de Novembro de 1981. Licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 2003, e em 2006 tornou-se mestre em História Moderna pela Faculdade de Letras de Lisboa.

É colaborador do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa e, ao longo do seu percurso académico, tem realizado diversos trabalhos, publicados em revistas da especialidade, sobre fontes inéditas depositadas no Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo.

Colaborou no Dicionário Histórico das Ordens e Instituições afins em Portugal (2010), na obra Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Ribatejo Norte: uma História Centenária (1914-2014) (2015) e é autor dos livros Vidas Surpreendentes, Mortes Insólitas da História de Portugal; Escândalos da Monarquia Portuguesa e Os Maus da História de Portugal.

Título: Edifícios abandonados em Portugal
O autor: Ricardo Raimundo
Género: História
Nº de páginas: 264
Data de saída: 16 novembro 2022
P.V.P.: 15,90€
Editora: Manuscrito

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,902,142