"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"Symbiosis". Exposição em Setúbal alerta para poluição de plástico nos oceanos

Uma instalação suspensa composta por um cardume de peixes com 1200 peças, 14 medusas, corais e outros organismos aquáticos, elaborada com recurso a garrafas e garrafões de plástico encontrados no lixo, é um dos destaque da exposição.

"Symbiosis" pode ser visitada em Setúbal até março de 2023. Foto: CMS Uma instalação suspensa com plásticos encontrados no lixo, é um dos destaques desta mostra. Foto: CMS Está prevista a realização de dois ateliers com a autora da exposição de pintura. Foto: CMS


Uma instalação e uma exposição de pintura da autoria de Antonieta Martinho, centradas na poluição de plástico nos oceanos, pode ser agora visitada no Museu do Trabalho Michel Giacometti, na cidade de Setúbal.

“É mais um contributo para recordar que a vida dos oceanos e a sobrevivência dos humanos se encontram interligadas e ameaçadas pelos hábitos de consumo, cujo subproduto é proveniente das embalagens plásticas”, refere a curadora, Ana Lima-Netto, num comunicado enviado à Renascença.

“Symbiosis”, que é organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, tem como um dos principais destaques, uma instalação suspensa composta por um cardume de peixes com 1200 peças, 14 medusas, corais e outros organismos aquáticos, elaborada com recurso a garrafas e garrafões de plástico encontrados no lixo.

A par da instalação, está patente a exposição de pintura sobre mares e oceanos “Sea Forest” e decorrem ateliers direcionados a portadores de deficiência mental e idosos, sob orientação da própria artista, a realizar nos dias 21 de novembro e 23 de janeiro de 2023.

Natural de Kalima, então reino da Bélgica, Antonieta Martinho participa atualmente no Atelier Experimental da Sociedade Nacional de Belas-Artes.

Desde 2016 que pesquisa, experimenta e trabalha reaproveitando as garrafas e os garrafões de plástico descartados diariamente no lixo.


por Rosário Silva in Renascença | 18 de novembro de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "MELHORES AMIGAS"

Em parceria com a Zero em Comportamento, oferecemos 5 bilhetes duplos para ver o FILME DO MÊS, no próximo dia 10 de dezembro (sábado), pelas 18h00, na Biblioteca de Alcântara.Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo VIGNETTE

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o evento que terá lugar no próximo dia 9 de dezembro (sexta-feira), pelas 21h30. Participe e... boa sorte!

Visitas
73,320,263