"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "THE BRADLEY THEODORE SHOW"

Em parceira com a Vortice Dance Company, temos o prazer de oferecer convites para este mergulho profundo no universo criativo de Bradley Theodore. Terá lugar no dia 25 de novembro, no Cine-Teatro São Pedro, em Alcanena. 

Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!


KARL LAGARFELD
, ANNA WINTOUR, RAINHA ISABEL II E FRIDA KAHLO 
SÃO MOTE PARA O NOVO ESPETÁCULO DA VORTICE DANCE COMPANY
SOBRE A OBRA DO PINTOR BRADLEY THEODORE

Com autoria dos coreógrafos Cláudia Martins e Rafael Carriço, “The Bradley Theodore Show” nasce de uma parceria artística entre a companhia portuguesa Vortice Dance Company, e o pintor Bradley Theodore, natural de Turks and Caicos e residente em Nova York.

A peça é um mergulho profundo no universo criativo de Bradley Theodore. Evocando a universalidade da cor, esqueletos, pop stars, ícones e celebridades. Theodore destila figuras a formas esqueléticas. Um confronto a que o artista chama de “um ato de viver”, trazendo a cor para expressar a memória, a emoção e experiências vividas. Cláudia Martins e Rafael Carriço “agarram” esse “ato de viver” dando corpo a uma criação fascinante, que pela força da dança e da pintura, recria os meandros de uma vida e de um estilo que se auto imortaliza a cada obra que nasce.

Na peça podem ver-se alguns dos principais quadros do pintor, num fascinante jogo de interação em que as obras e as personagens interagem com os bailarinos. Toda a cena é envolvida por uma videografia estratosférica, marcada pela cor, pela moda e pelo sistema esquelético, que sustem grande parte da obra de Bradley. Personagens icónicas como a Rainha de Inglaterra Isabel II, Frida Kahlo, David Bowie, Prince, a diretora da revista Vogue Anna Wintour ou o estilista Karl Lagerfeld, pintadas por Bradley Theodore, surgem de forma inusitada. “... o meu primeiro mural (Anna and Karl, 2013) foi a primeira vez que alguém viu as minhas pinturas. Do momento em que o coloquei na parede, foi como um incêndio.” (Bradley Theodore).

Num paralelismo cru e mundano com as suas próprias existências, feitas de flashbacks, de impulsos criativos, momentos in e out,... os  coreógrafos, através da obra de Bradley Theodore, trazem-nos a vida com a certeza da morte, que bate numa latência branda, em pano de fundo e que nos assombra nos momentos de maior solidão. Trazem-nos também as emoções refletidas em cada cor, as memórias, as pessoas e as minudências que se esquecem entre o acordar e desacordar dos melhores sonhos. Uma tela em branco que ganha cor com o fashionismo (numa altura da peça é recriada uma inusitada passagem de modelos), as personagens, as pop star, os ícones e a genialidade da pintura de
Bradley Theodore.
“Memories are like bones…they stay eternal!” (Cláudia Martins)

O processo criativo de “The Bradley Theodore Show” definiu-se numa estratégia descentralizadora, e foi desenvolvido em cinco residências artísticas, em cinco cidades, (com a realização de workshop para escolas de dança locais); Beja (parceria com o teatro e o Centro UNESCO); Leiria, no Teatro José Lúcio da Silva, Tomar, no Cine Teatro paraíso, Stª Maria da Feira e Alcanena. Em 2022 a VDC apresenta-se nestes teatros, nos meses de Outubro e Novembro. Está já a ser delineada uma digressão na rede de teatros para 2023 e uma digressão internacional, de Portugal para o mundo (Brasil, Espanha, América, Reino Unido e China).

A Vortice Dance Company é uma estrutura apoiada pela República Portuguesa, DGArtes para a sua atividade de criação.


:: PASSATEMPO ENCERRADO ::
... e os VENCEDORES são:

Pedro Costa
Sara Guerreiro
Susana Ferreira Lopes


Parabéns aos felizes contemplados e votos de bom espetáculo!
O nosso agradecimento a todos os participantes.
 

Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,964,705