"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Eles nunca mais estarão em parte alguma

Um Lugar ao Sol seguido de Uma Mulher volta a estar disponível no mercado português, esgotado que estava há 20 anos.


Duas mortes, infinitamente marcantes, digeridas pela autora através da escrita. Um Lugar ao Sol seguido de Uma Mulher reúne os dois textos de Annie Ernaux sobre a perda dos pais: Um Lugar ao Sol, sobre o pai, publicado em 1984 e vencedor do Prémio Renaudot, e Uma Mulher, sobre a mãe, lançado quatro anos depois. Peças literárias fulgurantes, misto de biografia, sociologia e história, onde resplandece a ambivalência dos sentimentos que unem filhos e pais e o impacto doloroso da quebra desse elo vital. «Parece-me que agora escrevo sobre a minha mãe para, por minha vez, a trazer ao mundo», escreve a Prémio Nobel de Literatura 2022 sobre aquela que é «a única mulher que contou verdadeiramente» para si. Já sobre o progenitor (e o seu mundo de medo e vergonha) confessa: «eu talvez escreva porque não tínhamos nada para dizer um ao outro». Um Lugar ao Sol é, assumidamente, um dos livros mais importantes para a autora e aquele que soma mais traduções internacionais.

O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 30 de novembro de 2022.

Já disponível nas livrarias, Uma Paixão Simples surge numa nova edição, agora com o formato e o grafismo da coleção Dois Mundos. Originalmente lançado em 1991, o livro surpreendeu o panorama literário francês, quebrando os estereótipos do romance sentimental pelo seu erotismo e pela sua honestidade. Em 2020, foi adaptado ao cinema por Danielle Arbid, num filme já exibido em Portugal.

SOBRE OS LIVROS 

Um Lugar ao Sol seguido de Uma Mulher
Dois meses depois de passar nos exames finais para se tornar professora, o pai de Annie Ernaux morreu. Revisitando a memória da sua vida, no que ela teve de mais particular, repleta de confiança no trabalho árduo e igual dose de sonhos frustrados, complexos de inferioridade e vergonha, uma filha procura preencher um vazio que é seu, traçando em simultâneo um retrato coletivo sobre uma época, um meio social, uma ligação familiar. Pouco depois, também a mãe desapareceu, após uma doença prolongada que lhe arrasou a existência, intelectual e física, e mais uma vez cabe à filha restaurar, através da palavra escrita, a sua presença na História.

Ver primeiras páginas 

Título: Um Lugar ao Sol seguido de Uma Mulher
Autora: Annie Ernaux
Tradução: Eduardo Saló
N.º de Páginas: 152
PVP: 16,65€
Coleção: Dois Mundos 

Uma Paixão Simples
De um lado, uma mulher culta, independente, divorciada e já com filhos adultos. Do outro, um homem casado, estrangeiro, mais jovem, por quem ela perde completamente a cabeça. E por quem espera, dia após dia. Se o tema parece trivial, não o é, de todo, o modo como os dois anos que dura esta «paixão simples» são contados: no seu estilo frontal, acutilante, despido de vergonhas e julgamentos, Annie Ernaux desfoca a linha ténue entre ficção e autobiografia e põe na voz da narradora as confidências da história de uma relação que toma conta de tudo, que extasia e rebaixa, fonte da maior felicidade e da mais dolorosa solidão. Viver algo assim será, talvez, o maior privilégio da existência.

Ver primeiras páginas 

Título: Uma Paixão Simples
Autora: Annie Ernaux
Tradução: Tereza Coelho
N.º de Páginas: 64
PVP: 13,30€
Coleção: Dois Mundos 

SOBRE A AUTORA
Annie Ernaux

Nasceu em Lillebonne, na Normandia, em 1940, e estudou nas universidades de Rouen e de Bordéus, sendo formada em Letras Modernas. É atualmente uma das vozes mais importantes da literatura francesa, destacando-se por uma escrita onde se fundem a autobiografia e a sociologia, a memória e a história dos eventos recentes. Galardoada com o Prémio de Língua Francesa (2008), o Prémio Marguerite Yourcenar (2017), o Prémio Formentor de las Letras (2019) e o Prémio Prince Pierre do Mónaco (2021) pelo conjunto da sua obra, destacam-se os seus livros Um Lugar ao Sol (1984), vencedor do Prémio Renaudot, e Os Anos (2008), vencedor do Prémio Marguerite Duras e finalista do Prémio Man Booker Internacional. Em 2022, Annie Ernaux foi distinguida com o Prémio Nobel de Literatura. 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,217,019