"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Abertas as candidaturas para a 4ª edição do Prémio Gulbenkian para a Humanidade

Prémio instituído pela Fundação com o propósito de distinguir pessoas ou organizações de todo o mundo que se têm evidenciado no combate à crise climática.


No valor
 de um milhão de euros, o Prémio foi atribuído pela primeira vez, em 2020, à ativista sueca Greta Thunberg, em 2021, à Global Covenant of Mayors for Climate & Energy – GCoM, e, este ano, ex-aequo, ao IPBES (Intergovernmental Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services) e ao IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change).

Este prémio traduz uma das missões centrais da Fundação Calouste Gulbenkian: apoiar o desenvolvimento sustentável, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida de grupos vulneráveis da população, em equilíbrio com a proteção ambiental e a prosperidade económica.

As candidaturas devem ser apresentadas através de nomeação de terceiros, não sendo permitidas nomeações pelo próprio. Todas as nomeações devem ser submetidas em formato eletrónico através do formulário disponível em gulbenkian.pt até 17 de março de 2023. 

O júri do Prémio Gulbenkian para a Humanidade é presidido por Angela Merkel. O júri tem na vice-presidência Miguel Bastos Araújo (geógrafo, Prémio Pessoa 2018) e integra personalidades como Hans Joachim Schellnhuber (Fundador e Diretor Emérito do Instituto Potsdam de Pesquisas sobre o Impacto Climático), Johan Rockström (Diretor do Instituto Potsdam de Pesquisas sobre o Impacto Climático e Professor de Ciências do Sistema Terrestre na Universidade de Potsdam), Miguel Arias Cañete (antigo Comissário Europeu da Energia e Ação Climática), Rik Leemans (Diretor do Grupo de Análise de Sistemas Ambientais, Universidade de Wageningen), Runa Khan (Fundadora e Diretora Executiva da ONG Friendship e Presidente da Global Dignity Bangladesh), Sandra Díaz (Bióloga, Professora de Ecologia na Universidade Nacional de Córdoba e membro da Royal Society) e Sunita Narain (Diretora do Centro de Ciência e Ambiente em Deli e Editora da revista Down To Earth).

O Júri será responsável por selecionar as nomeações de acordo com os seguintes critérios:

— Inovação e/ou demostrar potencial para uma mudança transformadora a longo prazo. 
— Impacto/ demonstrar benefícios para o ambiente e sociedade/ser escalável com potencial para impacto a longo prazo. 
— Inspiração/ capacidade de servir de modelo/ capacidade de mostrar liderança ativa ou de inspirar outros. 
— Relevância da nomeação/ tendo em consideração a contribuição que dará para enfrentar temas e desafios prementes da atualidade.

O vencedor será anunciado em 2023. 

Mais informações

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,819,089