"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

EDP mobiliza centenas de voluntários para ações solidárias de Natal

Cada uma das mais de 4.400 crianças e jovens até aos 21 anos de idade, que vivem em casas de acolhimento ao cuidado da Segurança Social em todo o país, vão receber um presente este Natal, numa iniciativa promovida pela Fundação EDP e pelo grupo Cofina, com o apoio do Instituto da Segurança Social.


Para proporcionar esse momento especial, uma vasta equipa de voluntários da EDP, da Segurança Social e da Cofina estará no terreno para recolher, embrulhar e personalizar os presentes na Fábrica do Pai Natal que funcionará nos próximos dias na Central Tejo, em Lisboa. Os presentes - que vão desde brinquedos e jogos a equipamentos eletrónicos e digitais – serão entregues até ao próximo dia 22 em cada uma das 292 instituições do Instituto de Segurança Social que apoiam as casas de acolhimento.

Esta ação, que conta também com a Associação Terra dos Sonhos enquanto parceiro social, será assinalada com um Concerto Solidário na Central Tejo, no próximo dia 11 de dezembro, no qual atuará a Orquestra Sinfónica Juvenil, um projeto apoiado pelo grupo EDP desde 1993.

"A nossa missão nesta época tão especial passa por iniciativas solidárias como estas que estamos a promover e para as quais continuamos a contar com a energia extraordinária dos voluntários EDP e de vários parceiros, como é o caso do Instituto de Seguranca Social e do grupo Cofina, mas também da Terra dos Sonhos e do Banco Alimentar, entre outros”, explica Vera Pinto Pereira, presidente da Fundação EDP e administradora executiva da EDP. “Acredito que, juntos, não só contribuímos para reforçar o sentimento de inclusão social e de cidadania de milhares de crianças, jovens e famílias em situação mais vulnerável, como ajudamos a levar um pouco de magia às suas vidas neste Natal. E é com esse sentido de responsabilidade e compromisso com a sociedade que a EDP vai continuar a promover iniciativas e projetos ao longo do ano com impacto positivo nas comunidades e junto das pessoas que mais precisam", acrescenta.

A oferta de presentes a mais de 4.400 crianças e jovens institucionalizados é apenas uma das várias iniciativas solidárias que a EDP está a promover nesta época natalícia. Sob o mote ‘Magic Season, Magic Community’, centenas de voluntários EDP, junto com os seus familiares e amigos, estão a mobilizar-se para levar a magia do Natal a vários pontos do país e apoiar diferentes comunidades.

Numa dessas ações, a EDP junta-se ao Banco Alimentar e participa na campanha ‘Alimenta esta Ideia’, através da qual é possível fazer um donativo financeiro a um banco alimentar escolhido pelo próprio voluntário. A doação pode ser feita adicionando ao carrinho os produtos que se pretendem doar e o valor da doação é calculado automaticamente. No final, a EDP irá igualar o valor total do dinheiro entregue.

Esta é uma iniciativa desenvolvida pela Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome que permite assim, através de doações alimentares, reforçar o apoio às famílias que enfrentam maiores dificuldades. O objetivo é alcançar as 10 toneladas de alimentos doados até ao dia 25 de dezembro – juntamente com a doação da EDP, que irá igualar o valor dos donativos entregues, a meta é chegar às 20 toneladas de alimentos, o equivalente a cerca de 40 mil refeições.

Os ‘Jantares Comunitários’ são outra das iniciativas solidárias promovidas pela EDP e que conta com o envolvimento dos seus colaboradores. Os voluntários vão formar a “Equipa que Serve”, responsável por preparar a sala e as mesas e, depois, servir refeições a grupos de pessoas em risco de exclusão social – esta ação decorre em diferentes cidades (Lisboa, Porto e Coimbra) entre 7 e 15 de dezembro. A esta iniciativa juntam-se ainda os Mercados Solidários, promovidos com parceiros sociais do programa de voluntariado da EDP, como a Just a Change e a Make-a-Wish, que decorrem nas sedes da empresa em Lisboa e no Porto.

Todas estas iniciativas fazem parte de um plano global de ação em que os voluntários EDP têm um papel-chave na sua execução e na mobilização de equipas e recursos ao longo do ano. Mais de 11 anos após o arranque do Programa de Voluntariado, o envolvimento dos colaboradores e o número de iniciativas tem vindo a crescer – só na última década, contam-se 43 mil participações de voluntários EDP, com mais de 300 mil horas em ações de voluntariado, que permitiram um impacto positivo na vida de quase 2 milhões de pessoas. E este é um compromisso que a EDP continuará a assumir com a sociedade.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,161,137