"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Capital Europeia da Cultura. Candidatura partiu “do coração de Évora e do Alentejo”

"Vagar" é o conceito escolhido pela candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027, para dar a conhecer ao mundo a identidade de uma região através de “um processo centrado na cultura”.

Foto: Rosário Silva/RR

Évora e o Alentejo estão em festa. A cidade alentejana acaba de se consagrar Capital Europeia da Cultura 2027. Um anúncio feito entre muitos aplausos e emoção, com a presença na cerimónia do presidente do município, Carlos Pinto de Sá e da coordenadora da Equipa de Missão da Candidatura, Paula Garcia.

“Vagar”, uma expressão que muito diz ao Alentejo, é também o conceito escolhido pela candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027, para dar a conhecer ao mundo a identidade de uma região através de “um processo centrado na cultura”.

Quando em outubro a Equipa de Missão Évora 2027 entregou o dossiê final da candidatura no Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC) do Ministério da Cultura, o presidente do município alentejano, Carlos Pinto de Sá lembrava “a capacidade de, partindo do fundamento, da identidade do Alentejo e de Évora, equacionar questões de ordem global”. 

Estava chegada a fase final de um processo com o “sentimento de dever cumprido” e a convicção de que a proposta apresentada tinha condições para ganhar, o que veio a acontecer esta quarta-feira.

Uma candidatura que partiu “do coração de Évora e do Alentejo” para, através de “um processo centrado na cultura”, dar “um contributo decisivo para o desenvolvimento e bem-estar das populações”.

“É esta identidade própria, única e diferenciadora, mas que, simultaneamente, abraça a região, o país e o mundo”, a partir “da vivência do Alentejo, não apenas recente, mas ao longo dos séculos, que faz também proposta para o futuro da humanidade”, afirmou Carlos Pinto de Sá.

No primeiro dossiê apresentado, a candidatura de Évora centrou-se na “ideia do vagar”, enquanto num segundo documento, mantendo o vagar, foi também adotado o lema “An(other) Art of Existence”, em português “Outra Arte de Existência”.

Depois da entrega do documento, da visita do júri do concurso a Évora, da audição e defesa da candidatura, esta quarta-feira chegou a notícia tão desejada pela cidade e pela região: Évora foi escolhida para Capital Europeia da Cultura em 2027.

Recorde-se que a candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura é promovida pela Comissão Executiva Évora 2027, liderada pela Câmara Municipal de Évora.

Da comissão executiva fazem parte a Direção Regional de Cultura do Alentejo, Universidade de Évora, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Alentejo, Turismo do Alentejo – ERT, Fundação Eugénio de Almeida e Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo – ARPTA.

Além de Évora, estavam nesta fase final, os municípios de Aveiro, Braga e Ponta Delgada.


por Rosário Silva, Renascença | 7 de dezembro de 2022
Notícia no âmbito da parceira Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,927,231