"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Fath Al-Andalus: Marco Santos apresenta obra rara em Portugal, sobre a invasão árabe da Península Ibérica

O que sabemos sobre a presença muçulmana no Ocidente? Como e quando se deu a invasão e a conquista dos territórios que hoje pertencem a Portugal e Espanha? O que mudou? Que legado nos deixaram os árabes?


No livro Fath Al-Andalus – Os Muçulmanos na Península Ibérica (702-756), Marco Santos, mestre em História Militar, apresenta-nos uma análise profunda e rigorosa dos primeiros anos desse período pouco estudado e divulgado, mas de suma importância para a compreensão da nossa História. Uma edição Guerra e Paz Editores, Fath Al-Andalus – Os Muçulmanos na Península Ibérica (702-756) chega à rede livreira nacional no dia 10 de janeiro de 2023.

Em meados de 711 (ano da Hégira de 92), Tariq ibn Ziyad, governador do Magrebe, dava início a uma operação militar anfíbia, que, a partir de Ceuta, cruzando o estreito de Gibraltar, levou, até à baía de Algeciras, cerca de 12 000 homens. Começava assim a invasão árabe da Península Ibérica, que, segundo o historiador Marco Santos, opôs «um poder novo, que se espraiou pelas margens do Mediterrâneo, numa inexorável marcha rumo a Ocidente, refulgente de recursos humanos e poderio militar», ao poder vigente dos visigodos, «um povo que, desde o fim do Império Romano, se viu empurrado para a ocupação do único retalho imperial que restava dominar: a Hispânia».

No livro Fath Al-Andalus – Os Muçulmanos na Península Ibérica (702-756), o autor, mestre em História Militar e doutorando em História, apresenta-nos uma releitura dos primeiros 45 anos de presença muçulmana no Ocidente, a partir da «perspetiva do outro – o muçulmano – na observação do fenómeno da guerra». 

Inspirado, numa primeira fase, pelas leituras de Alexandre Herculano e António Borges Coelho, que intitula de «Mestres dos Mestres», o autor apresenta-nos uma análise detalhada das operações militares, dos desenvolvimentos políticos, do armamento, da logística e do recrutamento, que permitiram a instalação de um povo, de uma cultura e de uma estrutura político-militar que, ao longo de oito séculos, mudaram a face da Península Ibérica.

No livro, é-nos também mostrado de que modo a máquina de guerra muçulmana se tornou poderosa, multifacetada e terrivelmente eficaz, a importância da figura dos califas e, no período pós-ocupação, como foi consolidada a conquista dos territórios. A obra é ainda enriquecida com mapas preparados propositadamente para esta edição e um glossário com termos maioritariamente árabes ou de origem árabe. 

Uma leitura essencial para a melhor compreensão de um assunto tão pertinente para a História de Portugal, Fath Al-Andalus – Os Muçulmanos na Península Ibérica (702-756) chega à rede livreira nacional no dia 10 de janeiro, com a chancela da Guerra e Paz Editores.

Fath Al-Andalus – Os Muçulmanos na Península Ibérica (702-756)
Marco Santos
Não-Ficção / História
216 páginas · 15x23 · 16,50 €

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,895,117