"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

O primeiro romance de James Joyce

Livros do Brasil publica Retrato do Artista quando Jovem, uma das peças do tríptico fundamental da obra do autor irlandês.


Inteligente, irónico e pleno de sensibilidade, este foi o primeiro romance publicado por James Joyce, em 1916, anunciando uma originalidade que marcaria para sempre a história da literatura. Retrato do Artista quando Jovem é, nas palavras do prefaciador e tradutor Alfredo Margarido, «um dos volantes do tríptico fundamental da obra de Joyce». Com Ulisses e Finnegans Wake tem em comum o conceito de labirinto, seja ele espacial, temporal ou linguístico. Escrita ao longo de 10 anos, entre Dublin e Trieste, a obra não era reeditada pela Livros do Brasil há mais de três décadas.

O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 12 de janeiro de 2023.

Preocupado em ser um gentleman e um bom católico, o jovem protagonista deste retrato sofre de medos e inseguranças, tanto em ambiente familiar como na escola. Nestas páginas, numa tentativa de se tornar «gente de antes quebrar que torcer», acompanhamos as suas dores de crescimento.

SOBRE O LIVRO
Retrato do Artista quando Jovem
Parte do tríptico a que pertencem também Ulisses e Finnegans Wake, Retrato do Artista quando Jovem aborda a formação espiritual do adolescente irlandês Stephan Dedalus e o processo de rebeldia em relação à rígida educação católica a que está sujeito. Se em Ulisses a descoberta se faz sobretudo pelo tempo, aqui é o espaço que representa o campo de exploração. Dublin surge como a cidade labiríntica cujas ruas, pontes, passeios e portas simbolizam os meandros do subconsciente de um jovem incompreendido e magoado, em busca da sua liberdade.

Ver primeiras páginas 

Título: Retrato do Artista quando Jovem
Autor: James Joyce
Tradução e prefácio: Alfredo Margarido
N.º de Páginas: 276
PVP: 16,65€
Coleção: Dois Mundos 

SOBRE O AUTOR
James Joyce

Nasceu em Dublin, na Irlanda, a 2 de fevereiro de 1882, e é considerado um dos maiores escritores do século xx. Entre as suas obras mais conhecidas contam-se o volume de contos Gente de Dublin (1914) e os romances Retrato do Artista quando Jovem (1916), Ulisses (1922) e Finnegans Wake (1939). A sua escrita incluiu inovações técnicas como o uso extensivo do monólogo interior, o desenvolvimento de uma rede de símbolos retirados da mitologia, da história e da literatura, e a criação de uma linguagem repleta de palavras inventadas e trocadilhos. Faleceu em Zurique, na Suíça, em 1941. 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,165,425