"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Conheça o pior vizinho do mundo

Porto Editora publica Um Homem Chamado Ove, de Fredrik Backman. Este romance de estreia do bestseller sueco tornou-se um clássico dos tempos modernos e surge agora adaptado ao grande ecrã num filme protagonizado por Tom Hanks.


Peculiar e agridoce, enternecedor e hilariante, garantidamente capaz de nos fazer ir às lágrimas a cada página, Um Homem Chamado Ove, de Fredrik Backman, ganha agora lugar no catálogo da Porto Editora, no qual já constavam A minha avó pede desculpa, Britt-Marie esteve aqui, Beartown e Gente Ansiosa.

O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 16 de janeiro de 2023, pouco dias depois da estreia de Um Homem Chamado Otto, o filme de Hollywood nele inspirado. Esta história já havia sido alvo de uma adaptação cinematográfica sueca, nomeada para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Ove é o tipo de homem que aponta o dedo a tudo o que não lhe agrada. Que verifica o estado de todas as coisas aplicando-lhes um valente pontapé. Não consegue compreender aqueles que anseiam pela reforma: Como pode alguém passar a vida inteira à espera do dia em que se torna desnecessário? Aos 59 anos, custa-lhe conceber que o mundo pula e avança, que ele não pode ficar agarrado ao passado, perigosamente sozinho e infeliz de tão rabugento. Nesta história, Backman assina uma comédia dramática sobre a redescoberta do prazer pela vida.

Veja o trailer:

 

SOBRE O LIVRO

Um Homem Chamado Ove
Ove não é o típico vizinho com quem nos apeteça cruzar na rua. É um velho solitário e antipático que não gosta de pessoas. Afinal, hoje em dia ninguém respeita os sinais de trânsito, sabe fazer reciclagem corretamente, trocar um pneu ou sequer conhece os vários tipos de chaves de fendas que existem. Isto já para não falar sobre como preparar um café de cafeteira como deve ser! Ninguém está disposto a assumir responsabilidades. Não, agora é só facilitismos… está tudo na Internet e o café degusta-se instantâneo. Como se não bastasse, perdeu a única pessoa que dava cor aos seus dias. E em troca ganha uns estranhos vizinhos, vindos sabe-se lá de que planeta, que parecem destinados a intrometerem-se no grande plano que Ove tem para a sua vida. Ou para o fim dela. É que por detrás do homem carrancudo há uma história de solidão e tristeza. Mas uma série de circunstâncias fortuitas irá devolver-lhe aos poucos a fé na humanidade. E, ao mesmo tempo, as pessoas que o rodeiam começam a perceber que o bairro não seria o mesmo sem Ove. Seria um lugar mais frio, menos solidário e, por mais estranho que pareça, também muito menos divertido. 

Título: Um Homem Chamado Ove
Autor: Fredrik Backman
Tradução: Alexandra Soares
Páginas: 312
PVP: 17,75 €

Ver primeiras páginas 

CRÍTICAS DE IMPRENSA

«Se houvesse um prémio para o “Livro Mais Cativante”, [Um Homem Chamado Ove] ganhá-lo-ia com certeza.»
Booklist

«Descrições irónicas, um excelente ritmo […] Seria difícil vencer o mal-humorado Ove e a generosidade que o seu coração esconde.»
Kirkus Reviews

«No romance de estreia de […] Backman, destinado a agradar a um público vasto, o riso acompanha uma reflexão cuidadosa sobre a perda e o amor. […] O autor escreve com um charme cativante.»
Publishers Weekly

«Caloroso, divertido e quase insuportavelmente comovente.»
Daily Mail

«As personagens de Backman parecem tão autênticas que os leitores provavelmente encontrarão nelas semelhanças com alguns dos seus próprios vizinhos.»
Shelf Awareness

SOBRE O AUTOR
Fredrik Backman


Nasceu em 1981, na Suécia. Foi colunista e blogger antes de se aventurar como romancista. Estreou-se em 2012 com o fenómeno mundial Um Homem Chamado Ove. Bem-humorados, comoventes e astutos, os romances de Fredrik Backman são uma odisseia pelas vidas de homens e mulheres comuns. Escreveu até agora sete romances, duas novelas e um livro de não ficção sobre paternidade. Os seus livros já venderam mais de 19 milhões de exemplares e estão traduzidos em 46 línguas. Contam também com várias adaptações ao grande e pequeno ecrãs, entre elas Um Homem Chamado Ove, Beartown e Gente Ansiosa. 


Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,919,680