"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Miseriae: a busca pela verdade e pela beleza na poesia de Ivo Machado

O que é essencial ao ser humano? É esta inquietante interrogação que nos traz Miseriae, o novo livro de Ivo Machado, poeta açoriano traduzido para espanhol, italiano, bósnio, alemão, inglês, húngaro, letão e eslovaco.


Escrita ao longo de quinze dias, numa linguagem do quotidiano que tem como selo a origem do autor, esta obra apresenta-nos um olhar sobre a vida, o presente e o confronto entre a palavra e o silêncio. Prefaciada pelo escritor Mário Cláudio, Miseriae chega à rede livreira nacional, com a chancela da Guerra e Paz.

Nos quarenta e um poemas que agora nos apresenta em Miseriae, Ivo Machado segue, fiel a si próprio, numa inquietante procura de respostas, evidenciando a secreta esperança do sujeito poético de manter aberta a porta da sua própria vida. Segue guiado pelo olhar da verdade e da beleza, algures entre a «aurora e o crepúsculo que se fundem», abraçando a «reconquista do que exauriu, a recitação do que se calou, a cegueira da luz e o esplendor da treva».

E chega até nós reflexivo, assumindo, por vezes, o desalento; outras, o medo da noite, como sublinha Mário Cláudio no prefácio intitulado «Cinco corolários para um desterro»: «Eis que as linhas de Miseriae, de Ivo Machado, se riscam, e se apagam, “antes que anoiteça”.»

A obra integra a coleção de Poesia da editora, que foi já objeto de prémios e menções honrosas e que inclui grandes poetas contemporâneos, dos consagrados Eugénia de Vasconcellos, João Moita ou Jorge Melícias às novas vozes de Ana Paula Jardim ou de André Osório. 

 

Com mais de uma dezena de livros de poesia editados, Ivo Machado já publicou também uma novela, em Portugal e em Espanha, uma peça de teatro e um livro infantil.

 

Miseriae
Ivo Machado
Ficção / Poesia
68 páginas · 16,5x20 · 12 €

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "ÉPOCA DE CAÇA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia da hilariante comédia francesa, "ÉPOCA DE CAÇA", sobre um casal que se muda para o campo e descobre que os vizinhos usam o jardim como campo de caça, desencadeando uma guerra entre vizinhos!

Visitas
93,134,224