"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Meu Portugal Brasileiro"

Romance histórico de José Jorge Letria fala-nos da viagem que mudou a vida de um homem e o destino de duas nações.


E se as perversidades de D. Carlota Joaquina, a rainha consorte que nunca gostou do Brasil, as conspirações e boatos sobre a sexualidade ambígua de D. João VI, o rei que gostava de música e de frango assado, e a exaltação das qualidades únicas do príncipe regente D. Pedro, que viriam a fazer dele imperador do Brasil, em 1822, nos fossem narradas por um militar português do século XIX? É essa a proposta que José Jorge Letria, escritor e presidente da Sociedade Portuguesa de Autores, nos faz em Meu Portugal Brasileiro, um vibrante romance histórico, há muito indisponível no mercado livreiro português, que agora a Guerra e Paz recupera numa edição que celebra os duzentos anos da independência do Brasil. Meu Portugal Brasileiro estará disponível, quer na rede livreira nacional, quer no site da editora, a partir do dia 24 de janeiro de 2023.

Uma história apaixonante, Meu Portugal Brasileiro traz até nós as memórias ficcionadas, pela pena do escritor José Jorge Letria, de António Pereira Vicente, um jovem oficial do século XIX que deixa tudo em Lisboa – a família, a noiva e muitos sonhos – para cumprir um dever para com a nação: escoltar a corte de D. Maria I e do príncipe regente, D. João, numa viagem ao Brasil.

Mas o que seria apenas uma viagem de alguns meses à antiga colónia portuguesa viria a tornar-se numa longa estadia, que levará o protagonista a acompanhar de perto as grandezas e misérias de três reinados, observar o drama da escravatura e testemunhar um dos momentos mais marcantes da História de Portugal e do Brasil. «No Rio de Janeiro descobri outra pátria e outro povo, feito da mistura de muitos povos, e depressa me dei conta de que ninguém teria força bastante para impedir esse gigante de se transformar numa nação independente, quando chegasse o momento certo e a pessoa capaz de fazer dele um momento de glória. Essa pessoa foi D. Pedro de Bragança, imperador do Brasil e 28.º rei de Portugal, com o título de D. Pedro IV.»

Este é o mote para uma longa viagem, envolta num ambiente de época único, ao fundo da memória de um homem que não desiste de sonhar, de acreditar e de amar. «Uma parte daquilo que guardei na arca da minha memória e que não desejo esquecer, nem mesmo quando os meus olhos se cerrarem de vez, algures no mapa sem fronteiras do “meu Portugal brasileiro”».

Meu Portugal Brasileiro
José Jorge Letria
Ficção / Romance
192 páginas · 15x23 · 16,00 €
Guerra e Paz Editores 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,859,554