"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Compêndio de saberes que conquistou os leitores portugueses tem nova edição

Cinco anos depois do enorme sucesso do Almanaque Português, a Guerra e Paz anuncia uma nova e melhorada edição do livro, que incluiu um calendário de efemérides, gastronomia, sementeira, previsões meteorológicas, fauna e flora, curiosidades históricas e muito mais.


Tudo cabe no Almanaque de Portugal, súmula de saberes e património popular transmitido de geração em geração. Um ato de celebração do passado e de confiança no futuro, o Almanaque de Portugal chega à rede livreira nacional, numa edição essencial para quem procura desenrascar-se e, sobretudo, divertir-se.

Ainda se lembra de ouvir as avós entoarem rezas e benzeduras para ajudarem a curar maleitas? Ainda se lembra de como os seus familiares mais velhos dominavam as artes da sementeira e do plantio e antecipavam com mestria o estado do tempo, as marés e as fases da Lua? Podem parecer saberes pouco úteis numa rotina urbana cada vez mais digitalizada, mas a verdade é que são preciosidades da cultura popular. 

Foi esse tesouro ancestral que a Guerra e Paz, Editores, procurou recuperar no Almanaque Português, um compêndio que conquistou os leitores portugueses em 2018 e que ressurge agora, numa versão atualizada, no Almanaque de Portugal, que nos dá a conhecer efemérides, feriados, festas e feiras de todo o país. Descubra os meses mais indicados para cada tipo de cultivo, conheça as nuvens, a meteorologia segundo o saber popular e ainda o momento ideal para colher os espinafres da sua horta ou como tirar aquela nódoa de vinho tinto que manchou a toalha. 

Aumente as suas noções de astronomia, com indicações práticas como as datas dos próximos eclipses lunares e solares, mas também dos equinócios e solstícios, do céu e das constelações. Descubra ainda os segredos do zodíaco, as bases elementares de astrologia e o seu signo chinês. Quer festa? O almanaque também lhe indica as mais curiosas festas, romarias e procissões, às quais não vai querer faltar. Até receitas de iguarias tradicionais, antigos pregões de vendedores, expressões regionais, provérbios populares e anedotas constam das páginas deste livro cheio de surpresas.  

E se o povo diz que «prevenir é melhor do que remediar», talvez possamos prevenir os enguiços, azares e algumas maleitas com rezas e benzeduras. São deliciosas pérolas, tão válidas quanto outro placebo. Se não fizerem bem, mal também não hão-de fazer. Generalista, o inventário feito pela equipa editorial da Guerra e Paz não dispensa nem substitui o aconselhamento de profissionais de saúde, bem como das autoridades e instituições competentes em cada uma das áreas abordadas no livro. 

Nada falta a este imperdível Almanaque de Portugal, um livro para toda a família, ideal para trazer sempre consigo e consultar ao longo de todo o ano. Estará disponível na rede livreira nacional e no site oficial da Guerra e Paz a partir de dia 24 de janeiro de 2023. 

Almanaque de Portugal
Não-Ficção / Vida Prática
216 páginas · 15x23 · 14,00€
Guerra e Paz, Editores

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,935,084