"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

História da ceramista Rosa Ramalho contada em livro ilustrado

A vida da ceramista Rosa Ramalho é contada num livro ilustrado para os mais novos, intitulado "Fui eu, quem é que havia de ser?", a editar este mês pela Imprensa Nacional.

O livro foi escrito por Rita Canas Mendes e ilustrado por Sebastião Peixoto e é o mais recente volume da coleção "Grandes Vidas Portuguesas", que a Imprensa Nacional criou com a editora Pato Lógico.

A obra recupera "a história fascinante de Rosa Ramalho, a menina que nasceu no seio de uma família muito humilde da zona de Barcelos, fez do barro a sua arte e, um dia, foi distinguida pelo Presidente da República".

Rosa Ramalho nasceu em 1888, morreu em 1977 e é considerada uma das figuras de referência da olaria tradicional portuguesa.

"Quase 50 anos após o seu desaparecimento, a arte de Rosa Ramalho continua a alimentar o imaginário artístico nacional e, muito graças a ela, Barcelos tornou-se na primeira cidade em Portugal e na Península Ibérica a integrar a rede mundial de Cidades Criativas da UNESCO", lê-se na nota de imprensa.


Fonte: Lusa | 20 de janeiro de 2023

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,165,719