"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Momento histórico para o cinema português: "Ice Merchants" nomeado para os Óscares da Academia Americana

O filme de João Gonzalez é um dos 5 nomeados para o Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação, cujos vencedores serão conhecidos a 12 de março.


É a primeira vez na história do cinema português que um filme alcança esta etapa dos prémios da Academia Americana.

Ice Merchants, filme de João Gonzalez, tem um percurso único: foi o primeiro filme de animação português a ser premiado em Cannes; foi um dos 5 nomeados para os Prémios do  Cinema Europeu; somou 9 prémios em festivais qualificantes para o Óscar da Academia Americana; conquistou 45 outros prémios e menções especiais em festivais de cinema; ultrapassa as 100 seleções oficiais em festivais de todo o mundo, em menos de um ano de circuito.

E agora, pela primeira vez na história do cinema português, é um dos 5 nomeados para o Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação da 95.ª edição dos prémios da Academia de Artes e Ciências CinematográficasOs resultados foram hoje anunciados em direto pela Academia Americana. A cerimónia final de atribuição de prémios decorre a 12 de março.

Ice Merchants conta a história de um homem e seu filho, que saltam de pára-quedas todos os dias, da sua casa fria e vertiginosa presa no alto de um precipício, para se deslocarem à aldeia que se situa na planície abaixo, onde vendem o gelo que produzem durante a noite.

Algo que sempre me fascinou no cinema de animação é a liberdade que nos  oferece para criar algo a partir do zero. Cenários e realidades surrealistas e bizarras que podem ser utilizados como uma ferramenta metafórica. [...] Ice Merchants cobre uma história humana, sobre ligação familiar,  rituais simples e rotinas diárias, estudando-os metaforicamente como  base das relações humanas a longo prazo. [...] Esteticamente, tendo  a incorporar nos meus filmes o meu interesse por sombras fortes, ângulos de câmara extremos e paletas de cores limitadas. Há também um tratamento contínuo da banda sonora do filme, que começo a trabalhar desde o início da produção. [...] Ice Merchants é um drama familiar ambientado numa realidade impossível, trazido à vida com a colaboração da equipa de artistas mais talentosa e trabalhadora que eu poderia ter desejado." 
— João Gonzalez

 
João Gonzalez
 
(1996) é realizador, animador, ilustrador e músico, com formação clássica em piano. Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, fez mestrado na Royal College Art (UK), depois de terminar a licenciatura na ESMAD (PT). Nessas instituições realizou os multi-premiados filmes Nestor e The Voyager.
Em 2022, tornou-se o primeiro realizador português de animação a ser premiado no Festival de Cannes, vencendo o prémio do Júri para melhor curta metragem na Semana da Crítica. Combina o seu background musical com a sua prática em animação autoral, assumindo  o papel de compositor e por vezes de instrumentista Ocasionalmente acompanha os seus filmes com performances ao vivo.


Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,164,348