"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

O cinema português de animação faz hoje cem anos e é lembrado no Porto

O cinema português de animação cumpre hoje cem anos, contando a partir da estreia de "O pesadelo de António Maria", de Joaquim Guerreiro, e este curto filme pode ser visto esta noite no Porto.


A efeméride assinala-se na semana em que, pela primeira vez, um filme português de animação está nomeado para os Óscares, com "Ice Merchants", de João Gonzalez, candidato na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação.

A 25 de janeiro de 1923 estreava-se no Éden-Teatro, em Lisboa, um pequeno filme animado, do caricaturista Joaquim Guerreiro, numa sátira ao político António Maria Silva, da Primeira República.

A Cinemateca Portuguesa, que iniciou este mês um programa para assinalar o centenário do cinema de animação, explica na página oficial que "há referências a possíveis experiências de Almada Negreiros, em 1913, e a filmes publicitários de Luís Nunes para 'His Master’s Voice', em 1921-1922, contendo eventualmente animação".

No entanto, "o início da aventura do desenho animado português há precisamente cem anos" é dado com aquela sátira de Joaquim Guerreiro.

Não havendo registo de cópias desse filme original, a versão que hoje sobrevive é uma reconstituição parcial, de três minutos, numa remontagem feita a partir de 2001 pelo produtor e realizador Paulo Cambraia, um dos estudiosos do cinema de animação em Portugal.

É essa reconstituição por Paulo Cambraia de "O pesadelo de António Maria", que passa hoje no Batalha - Centro de Cinema, no Porto, numa sessão organizada pela Casa da Animação.

No início de janeiro, a curta-metragem foi exibida na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, numa colaboração com o Monstra - Festival de Animação de Lisboa que se estenderá pelos próximos meses.


Fonte: Lusa | 25 de janeiro de 2023

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,864,732