"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Marvão lança Rota do Megalítico com doze sítios visitáveis

O concelho histórico de Marvão (Portalegre) conta com a Rota do Megalítico, composta por 12 sítios visitáveis, num projeto da câmara com a ‘assinatura’ do arqueólogo Jorge de Oliveira.

Castelo de Marvão_Foto de Filipa Fernandez Existem muitos vestigíos em locais de difícil acesso_C.M. Marvão

O concelho de Marvão conta com 27 sepulturas megalíticas, três menires e vários abrigos com pinturas rupestres, mas apenas alguns sítios "são visitáveis" neste roteiro, explicou à agência Lusa Jorge de Oliveira, também professor da Universidade de Évora (UÉ).

"Queremos dar a conhecer, com este roteiro, oito monumentos (sepulturas megalíticas) porque são os que têm melhor acessibilidade, pois, temos alguns em zonas de muito difícil acesso, propriedades privadas e onde há gado", justificou.

De acordo com Jorge de Oliveira, ao nível da arte rupestre, o roteiro apresenta um aspecto "muito interessante e ao mesmo tempo muito romântico", estando a mesma arte espalhada naquele concelho em sítios, por vezes, de "difícil acesso".

Os locais com arte rupestre estão espalhados pelo concelho e também, por vezes, em zonas menos acessíveis, disse, acrescentando que, por isso, "dificilmente são vigiados e importa que as pessoas os conheçam, mas também importa preservá-los".

Jorge de Oliveira destacou ainda que, na área da arte rupestre, apenas foi sinalizado o sítio do Abrigo do Ninho do Bufo, onde existe uma pintura "única" em Portugal, que retrata uma parturiente.

Esta pintura encontra-se em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede, junto à fronteira com Espanha.

"Trata-se de uma figura feminina a dar à luz. É uma pintura única que está num sítio extremamente bonito, mesmo junto à fronteira com Espanha", disse.

Além destes pontos, o roteiro é também composto pelo "megalitismo móvel", formado por todo o material já recolhido nas escavações arqueológicas efetuadas ao longos dos anos naquele concelho, podendo as peças ser apreciadas no Museu Municipal de Marvão.

"A nossa aposta é fazer a ligação com o megalitismo de Valência de Alcântara", em Espanha, indicou, acrescentando que a rota quer também estender essa ligação "aos outros concelhos limítrofes do lado de Portugal, como Castelo de Vide e Nisa, para retomar esse espírito do megalitismo no Alentejo".

Para o arqueólogo, esta rota vai também "enriquecer" o concelho e contribuir para que os turistas tenham uma estadia "mais prolongada" naquele território.

 


por Lusa e Público | 25 de janeiro de 2023
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,798,366