"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Convite para entrar no Mundo Sepúlveda

Porto Editora publica um conjunto de textos inéditos e dispersos do autor chileno, em diálogo com fotografias do amigo Daniel Mordzinski. Na mesma ocasião é revelado O Caçador Descuidado: Poesia Reunida (1967-2016), com prefácio de José Luís Peixoto

Em fevereiro de 2020, Daniel Mordzinski despediu-se de Luis Sepúlveda com um abraço apertado e as palavras «até breve, irmão». Estavam no festival literário Correntes d’Escritas, na Póvoa de Varzim, e – sem que o soubessem – a pandemia dava os primeiros passos em Portugal. Lucho e Daniel não voltaram a ver-se. Na memória ficavam trinta anos de amizade, de histórias, de viagens. E, na gaveta, um sem-número de fotografias. Mundo Sepúlveda é mais do que uma homenagem. Nele, as fotografias de Mordzinski juntam-se às palavras de Sepúlveda, em textos maioritariamente inéditos, num diálogo entre artes que permite conhecer melhor o autor chileno.

«Mundo Sepúlveda nasce da minha necessidade de pôr um ponto final neste luto e é uma ponte transversal entre literatura e fotografia, são flashes de uma “fotobiografia” […]; um tandem que nos permite assomarmos aos lugares que tiveram especial sentido na vida do escritor, das cidades da sua infância e juventude até àquela última em que residiu até à morte, descobrir as anotações dos seus sonhos e a evocação íntima dos seus afetos familiares, acompanhá-lo na sua paixão pela viagem e pela história dos perdedores.» [do Prólogo de Daniel Mordzinski]

Também a 9 de fevereiro, chega às livrarias O Caçador Descuidado: Poesia Reunida (1967-2016), o culminar de uma carreira desconhecida até agora: a de Luis Sepúlveda enquanto poeta. Nestas páginas, numa cuidada edição bilingue, encontramos o imenso labor que o autor sempre emprestou aos seus romances, a mesma inovação e mestria. Com seleção e edição de Alejandro Céspedes, prefácio de José Luís Peixoto e tradução de João Duarte Rodrigues, esta é a peça que faltava para conhecer o mundo de Sepúlveda. 

TEORIA E PRÁTICA

Não há nada
mais cómico
que a seriedade.
Nem nada
mais tolo
que o senso comum.
Quando o homem
fez estas descobertas,
no dia seguinte
inventou o fogo.   

Os livros já se encontram em pré-venda aqui e aqui.

SOBRE OS LIVROS

Título: Mundo Sepúlveda
Autores: Luis Sepúlveda (textos) e Daniel Mordzinski (fotografias)
Tradução: J.Teixeira de Aguilar
Páginas: 184
PVP: 22,20 €

Ver primeiras páginas 
  Título: O Caçador Descuidado: Poesia Reunida (1967-2016)
Autor: Luis Sepúlveda
Tradução: João Duarte Rodrigues
Páginas: 448
PVP: 24,40 €

Ver primeiras páginas 


SOBRE OS AUTORES

Luis Sepúlveda


Nasceu a 4 de outubro de 1949, em Ovalle, no Chile. Da sua vasta obra destacam-se os romances O Velho que Lia Romances de Amor e História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar . Em 2016, recebeu o Prémio Eduardo Lourenço – que visa galardoar personalidades ou instituições com intervenção relevante no âmbito da cooperação e da cultura ibérica. Para além de romancista, foi realizador, roteirista, jornalista e ativista político. Em 1997, instalou-se em Gijón, em Espanha, na companhia da mulher, a poetisa Carmen Yáñez. Nesta cidade fundou e dirigiu o Salão do Livro Ibero-americano. Vendeu mais de 18 milhões de exemplares em todo o mundo e as suas obras estão traduzidas em mais de 60 idiomas. Era presença assídua na Feira do Livro de Lisboa, em sessões de autógrafos onde era bem visível o carinho do público português pelos seus romances, e esteve presente em quase todas as edições do Festival Correntes d’Escritas, na Póvoa de Varzim, a última das quais em 2020. A 29 de fevereiro desse ano, foi diagnosticado com Covid-19, naquele que seria o primeiro caso de infeção nas Astúrias, e consequentemente internado no Hospital Universitário Central de Astúrias, onde veio a falecer a 16 de abril.  

Daniel Mordzinski


Nasceu em Buenos Aires em 1960. Ao longo da sua longa carreira como fotógrafo, teve a oportunidade de retratar nomes maiores da literatura contemporânea, como Jorge Luis Borges, Luis Sepúlveda, Almudena Grandes, Gabriel García Márquez, José Saramago, entre tantos outros. O seu trabalho deu origem a mais de uma centena de exposições em todo o mundo. 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,891,244