"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Foz Côa investe 250 mil euros nas festividades da Amendoeira em Flor

O município de Foz Côa vai investir 250 mil euros nas festividades da Amendoeira em Flor, que decorrem entre 17 de fevereiro e 05 de março, tendo reforçado o orçamento para dinamizar a economia e o turismo no concelho.

Fotografia © amendoeiraemflor.pt

“As festividades da Amendoeira em Flor no concelho de Vila Nova de Foz Côa são as mais emblemáticas, onde o município continua a fazer uma forte aposta. No ano passado, e devido às restrições da pandemia, o investimento foi de 150 mil euros. Este ano, e com mais liberdade, o certame foi alargado em mais um fim de semana e serão investidos 250 mil euros”, disse hoje à Lusa o vice-presidente da câmara, Pedro Duarte.

As festividades da Amendoeira em Flor, em Foz Côa, no distrito da Guarda, vão decorrer nos fins de semana entre 17 de fevereiro e 05 de março de 2023, uma iniciativa que já conta com mais de 40 anos de existência.

O autarca acredita que este investimento traz “um grande retorno económico e turístico à região”.

“O pavilhão da EXPOCÔA será transformado num acolhedor e confortável salão de festas no período da noite, para receber artistas locais e nacionais. Neste recinto haverá, ainda, restauração, venda de produtos locais, bares e muita animação”, vincou o autarca.

O programa das festividades elaborado para 2023 apresenta um cartaz variado com espetáculos tais como Fernando Mendes (17 de fevereiro), Diogo Piçarra (18 de fevereiro), Zé Amaro (03 de março) e Nininho Vaz Maia (04 de março).

“Apostamos num cartaz de festas diversificado e eclético destinado aos mais diversos públicos”, explicou Pedro Duarte.

O desfile etnográfico que junta as freguesias e associações deste concelho fecha as festividades, sendo considerado pela autarquia “a cereja no topo do bolo", porque toda a comunidade se junta à iniciativa. O desfile está agendado para o dia 05 de março.

Para além da festa, o município de Foz Côa oferece aos visitantes história, cultura, natureza, tradições, gastronomia e vinhos, a que se alia uma vasta programação cultural e de animação num território onde as primeiras flores da amendoeira começaram a “rebentar” e a transformar a paisagem deste rincão duriense.

“A procura por este território ao longo do ano é grande. Nesta altura da flor da amendoeira, a procura aumenta e somos visitados por milhares de pessoas de todo o país e estrangeiros entre fevereiro e março”, indicou.

O concelho de Vila Nova de Foz Côa integra dois Patrimónios Mundiais da Humanidade, classificados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO): a Arte Rupestres do Côa e o Alto Douro Vinhateiro.


Fonte: Lusa | 31 de janeiro de 2023

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,890,875