"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Museu do Abade de Baçal inaugura exposição das reservas

A par da mostra avança também uma campanha de sensibilização e angariação de fundos, que privilegia o diálogo e a interação com a comunidade, com vista ao envolvimento e contributo de todos para que sejam possíveis as intervenções de conservação e restauro.


O Museu do Abade de Baçal, em Bragança, inaugura no próximo dia 4 fevereiro, pelas 16h30, a exposição “Restaurar o Património - Preservar a Memória”, uma mostra que reúne algumas obras importantes das suas reservas.

De acordo com o diretor, Jorge Costa, o museu “guarda nas suas reservas um conjunto extraordinário de obras menos conhecidas ou pouco consideradas das suas coleções e que correm o risco de se perder” e que esta exposição vai mostrar e dar a conhecer ao público.

“Exemplo disso é a obra Circuncisão, uma importante pintura a óleo sobre madeira do século XVI (que julgamos próxima da oficina de Grão Vasco), a que se associa uma criteriosa seleção de outros objetos das mais diversas tipologias”, acrescenta em comunicado.

Com a exposição “Restaurar o Património – Preservar a Memória” pretende-se, assim, sublinhar “a incontestada importância histórica, artística e estética destes objetos, apresentados aqui com as suas múltiplas lacunas e vulnerabilidades, mas, sobretudo, alertar para a urgência da sua recuperação e valorização, assim como do seu estudo / investigação e divulgação”, lê-se no documento.

A par da mostra, o Museu do Abade de Baçal avança também com uma campanha de sensibilização e angariação de fundos, que privilegia o diálogo e a interação com a comunidade, bem como a necessidade do envolvimento e contributo de todos, com vista ao envolvimento e contributo de todos para que sejam possíveis as intervenções de conservação e restauro.


por Olímpia Mairos in Renascença | 1 de fevereiro de 2023
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Teatro

O Jantar

Botique da Cultura 29 Mar a 4 Abr 2024

Teatro

La Troupe

Espaço Evoé 29 Mar 2024  |  19h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,971,819