"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Antologia reúne poemas eróticos sobre frades, freiras e padres, escritos por autores portugueses clássicos

Depois de nos ter levado a celebrar, sem preconceitos, o corpo, o erotismo e a sexualidade nas antologias Poemas Eróticos dos Cancioneiros Medievais Galego-Portugueses e Poemas Eróticos da Antiguidade Clássica, o professor e investigador Victor Correia, faz-nos agora um novo convite...

Testemunhar a pulsão freirática dos nossos antepassados, no livro Poemas Eróticos Sobre Frades, Freiras e Padres nos Clássicos da Literatura Portuguesa. Uma preciosidade para a história do erotismo em Portugal, a obra apresenta-nos poemas eróticos clericais, escritos por mais de 50 autores clássicos portugueses, do inevitável Bocage até António Nobre. Poemas Eróticos Sobre Frades, Freiras e Padres nos Clássicos da Literatura Portuguesa chega à rede livreira nacional no próximo dia 7 de fevereiro de 2023, com a chancela da Guerra e Paz Editores.

Em Poemas Eróticos Sobre Frades, Freiras e Padres, nos Clássicos da Literatura Portuguesa, o professor e investigador Victor Correia, doutorado em Filosofia Política e Jurídica pela Universidade de Sorbonne, em Paris, oferece aos leitores uma faceta pouco conhecida – e na maior parte dos casos disfarçada – da nossa literatura: poemas de amor e de explícito desejo sexual entre clérigos, escritos por mais de 50 grandes autores da literatura portuguesa, de Bocage a António Nobre, de Gil Vicente a D. Francisco Manuel de Melo. Uns são narrados na primeira pessoa, por protagonistas reais ou imaginários; outros na terceira pessoa, evocando amores e desejos alheios.

Única, a obra dá-nos a conhecer o desejo sexual de frades e padres pelas freiras, e delas por eles, mas também a pulsão sexual que homens leigos tinham pelas religiosas. Alguns poetas apoiam os que se envolvem ou desejam a sexualidade freirática, outros fazem dessa sexualidade uma fantasia literária, e outros, ainda, convertem-na em sátira. Dá-nos ainda a conhecer um conjunto de poemas inéditos do século xviii, cujos manuscritos estão no arquivo nacional da Torre do Tombo: são da autoria de um frade, Frei João de Deus, e foram endereçados a diversas freiras.

Além da seleção criteriosa de textos, Victor Correia dá-nos um enquadramento histórico da sexualidade no seio da igreja católica. Diz o organizador, que embora tenha havido na literatura portuguesa, tanto na Idade Média quanto nos séculos XV e XVI, alguns poetas que cantaram a sexualidade de celibatários, é sobretudo nos séculos XVII e XVIII que encontramos a maioria dos poemas sobre o tema, em consequência do contexto sociocultural da época, fortemente influenciado pelo Iluminismo e pelos movimentos libertinos europeus que rapidamente ecoaram nos conventos portugueses.

Um livro indispensável para a história do erotismo em Portugal, Poemas Eróticos Sobre Frades, Freiras e Padres nos Clássicos da Literatura Portuguesa chega à rede livreira nacional no próximo dia 7 de fevereiro, numa edição com a chancela da Guerra e Paz Editores que inclui notas biográficas de cada um dos autores selecionados pelo organizador. 

Poemas Eróticos Sobre Frades, Freiras e Padres nos Clássicos da Literatura Portuguesa
Organização, extratextos e decifração: Victor Correia
Ficção / Poesia
280 páginas . 15x23 .18 €
Guerra e Paz, Editores
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,156,107