"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Arquiteto Carrilho da Graça distinguido com o Prémio Nuno Teotónio Pereira 2022

O arquiteto João Luís Carrilho da Graça foi distinguido com o Prémio Nuno Teotónio Pereira 2022 pelo projeto do Museu Ibérico de Arqueologia e Arte, em Abrantes, segundo informação publicada pelo Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).

Arquitecto Carrilho da Graça, no seu atelier em Lisboa, 13 de Outubro de 2008 © João Relvas/Lusa

Atribuída pelo Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), a distinção foi entregue na segunda-feira, numa cerimónia no Museu da Eletricidade, em Lisboa.

O galardão foi entregue ao Prémio Pessoa em 2008 na vertente de Reabilitação de Edifício de Equipamento pelo projeto de reabilitação e adaptação do Convento de São Domingos a Museu Ibérico de Arqueologia e Arte, em Abrantes.

Inaugurado em 2021, o Museu Ibérico de Arqueologia e Arte, instalado no Convento de São Domingos, é da autoria do arquiteto João Luís Carrilho da Graça, com museografia do 'designer' Nuno Gusmão, e museologia de Fernando António Batista Pereira e de Luiz Oosterbeek, indica o ateliê do arquiteto, em comunicado hoje divulgado.

O projeto “desenvolve-se a partir de uma dialética que procura esclarecer o conjunto conventual pré-existente”, segundo o ateliê, “partindo dos pressupostos programáticos e logísticos inerentes à construção das condições museológicas num edifício histórico”.

Organizados em torno do claustro original, “os espaços do convento veem revelada e explorada pelo projeto uma inesperada qualidade e flexibilidade arquitetónica que mais sublinharam a necessidade do restauro, reabilitação e dotação infraestrutural do edifício se pautar por um silêncio formal, e uma ocupação funcional adaptados às características espaciais e estruturais do conjunto”, descreve o ateliê.

O edifício possui serviços técnicos e de apoio ao funcionamento do museu, espaços expositivos para núcleos específicos das coleções e fundos depositados na Câmara Municipal de Abrantes, como acervos municipais de arqueologia e arte do município, a Coleção Estrada, a Coleção da pintora Maria Lucília Moita e a Coleção de Arte Contemporânea Figueiredo Ribeiro.

Nascido em Portalegre, em 1952, João Carrilho da Graça é autor, entre outros projetos, do Museu do Oriente, da musealização arqueológica da Praça Nova do Castelo de São Jorge, da Escola Superior de Música do Politécnico de Lisboa e da Escola Superior de Comunicação Social, concluída em 1993, vencedora do Prémio Secil no ano seguinte.

Carrilho da Graça licenciou-se na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, em 1977 (atual Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa), ano em que iniciou a sua atividade profissional.

Foi por várias vezes nomeado para o prémio europeu de arquitetura Mies van der Rohe (1990, 1992, 1994, 1996, 2009, 2011, 2013, 2019), e distinguido com o Prémio Valmor pelo Pavilhão do Conhecimento dos Mares (1998) e pela Escola Superior de Música (2008).

Ao conjunto da sua obra foram já atribuídos diversos prémios, nomeadamente o da Associação Internacional dos Críticos de Arte (AICA), em 1992, a Ordem de Mérito da República Portuguesa (1999), o título de Chevalier des Arts et des Lettres da República Francesa (2010) e a Medalha da Academia da Arquitetura de França (2012).

O Prémio Nuno Teotónio Pereira, o mais antigo no setor do imobiliário em Portugal, promovido pelo IHRU, teve, em 2016, o seu nome alterado com o objetivo de prestar homenagem ao arquiteto Nuno Teotónio Pereira (1922-2016).

Este galardão foi criado para distinguir e incentivar as boas práticas nas áreas de atuação do IHRU na vertente de reabilitação urbana e de produção científica.

Na edição de 2022, foram ainda premiados, na Variante Reabilitação de Edifício Habitacional, a Casa na Rua Álvares Cabral (projeto de Inês da Silva Pimentel), a Reabilitação/Conversão de edifício de escritórios para habitação e comércio (Contacto Atlântico Arquitectos) e a Reabilitação de Edifícios para renda acessível na Rua Infante D. Henrique (André Eduardo Tavares, menção honrosa).

Na Variante Reabilitação de Conjunto Urbano ou Requalificação de Espaço Público a Avenida Condestável D. Nuno Álvares Pereira (Paulo Tormenta Pinto), o Centro de Artes e Criatividade (Município de Torres Vedras, menção honrosa) e o Bairro do Sobreiro (Nuno Lopes e Sofia Mota, menção honrosa), e na Vertente Trabalhos de Produção Científica os trabalhos de João Manuel Chaves de Barros Santa Rita e Mariana Sofia Abranches de Aguiar Antunes. 


Fonte: Lusa | 1 de fevereiro de 2023

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,937,407