"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Património histórico da Marinha acessível no Google

A Marinha disponibiliza o seu património de forma digital, através de uma parceria com a Google, incluindo os acervos de equipamentos como o Planetário, o Aquário Vasco da Gama ou a Biblioteca Central da Marinha.

O projeto “Portugal, um Legado Marítimo”, uma parceria com o Google Arts & Culture, arranca no dia em que se assinalam os 706 anos da criação formal da Marinha e vai disponibilizar mais de 22 mil conteúdos digitais, divulgou aquele ramo das Forças Armadas em comunicado.

Os equipamentos culturais da Marinha, que tiveram mais de um milhão e 300 mil visitantes nos últimos seis anos, ficam assim disponíveis de forma digital, permitindo visitas virtuais a exposições e a pesquisa dos acervos pelo público em geral, estudantes e investigadores.

Trata-se dos acervos do Aquário Vasco da Gama, Banda da Armada, Biblioteca Central de Marinha, Fragata D. Fernando II e Glória, Museu de Marinha e Planetário de Marinha, num projeto que é o culminar de “dois anos de trabalho de levantamento, inventariação e catalogação de todos os materiais”.

“Os documentos culturais da Marinha fornecem uma perspetiva da evolução dos navios portugueses ao longo do tempo e divulgam a história da marinha de guerra e da marinha mercante portuguesas, ao mesmo tempo que sublinha a importância do mar enquanto recurso natural e fonte de biodiversidade”, destaca a Marinha no comunicado.

O Google Arts & Culture reúne digitalmente “tesouros, histórias e conhecimento de mais de 2.000 instituições culturais de 80 países”, refere a mesma nota.


Fonte: Lusa | 1 de fevereiro de 2023

Agenda
Teatro

La Troupe

Espaço Evoé 29 Mar 2024  |  19h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,975,398