"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Projeto "Bauhaus do Mar" arranca em Lisboa para reimaginar cidades e pensar futuro

A criação de projetos que promovam uma consciência ecológica na reimaginação das cidades para um futuro sustentável e inclusivo está no centro do “Bauhaus do Mar”, iniciativa europeia que começa entre hoje, em Lisboa.

O evento de hoje e quinta-feira é o arranque do projeto “Bauhaus do Mar” (‘Bauhaus of the Sea Sails’, em inglês), o único projeto-farol liderado por Portugal e financiado pela União Europeia no âmbito do Novo Bauhaus Europeu, indicou a organização à agência Lusa.   

De acordo com dois dos coordenadores – o ‘designer’ Frederico Duarte e a arquiteta Mariana Pestana – o projeto será implementado por 18 parceiros da União Europeia (UE) nos próximos três anos, visando mediar iniciativas e criar sinergias entre elas, para que sejam implementadas e divulgadas.

“Os objetivos destes projetos têm em comum o facto de promoverem uma forma de viver mais sustentável, mais bela e mais em comunidade”, salientou Frederico Duarte em declarações à Lusa, num intervalo da primeira sessão do encontro, a decorrer hoje no Hub Criativo do Beato, e, na quinta-feira, na Fundação Calouste Gulbenkian.

Menus com alimentos regenerativos que combatem a poluição, mobiliário urbano feito a partir de crustáceos e algas, ou a criação de corais artificiais para a proteção da costa e promoção da biodiversidade são algumas das propostas inovadoras do projeto.

O “Bauhaus do Mar” é um dos seis projetos-farol do Novo Bauhaus Europeu, iniciativa da Comissão europeia iniciada em 2020, de caráter criativo e interdisciplinar.

No ano passado, o Novo Bauhaus Europeu lançou os projetos-farol, financiados com cinco milhões de euros cada, para juntar consórcios de parceiros entre os estados-membros.

Em Lisboa, ao longo destes dois dias os parceiros do projeto, agentes nacionais e convidados das outras cidades europeias envolvidas – Roterdão, Veneza, Hamburgo, Malmo, Génova e Oeiras - irão apresentar e debater abordagens para as cidades costeiras, segundo a organização.

O programa inclui demonstrações, exposições e performances para um futuro mais sustentável e inclusivo, contando com intervenções de entidades como a tecnológica Famstudio, o Atelier Luma, dedicado à aprendizagem e conhecimento, o Instituto Max Planck de Comportamento Animal e a Climavore, projeto dedicado à alimentação humana adaptada à proteção do clima.

“Todas as iniciativas dos parceiros e agentes destes projetos vão mostrar o que se pode fazer para reimaginar a relação com os cursos de água, como o mar, os rios e lagos”, sublinhou Mariana Pestana. 

O projeto é interdisciplinar, cruzando as áreas da arquitetura, ‘design’, arte, tecnologia e ciência, procurando reimaginar a forma como as cidades costeiras se relacionam com o território líquido.

Ambos os coordenadores do Instituto Superior Técnico (IST) sublinharam que este é o primeiro projeto-farol a ser coordenado por um país do sul da Europa, “portanto Portugal está na linha da frente”.

Coordenado pela capital portuguesa, a partir do IST, o “Bauhaus do Mar” tem como parceiros nacionais a Fundação Calouste Gulbenkian, a Câmara Municipal de Lisboa e a Câmara Municipal de Oeiras, das duas cidades envolvidas.

Neste evento de dois dias estarão reunidos todos os parceiros do projeto, que vêm a Lisboa para colocar em marcha a metodologia com a qual vão trabalhar, “num trabalho que inclui mapear, divulgar e estimular a pesquisa”.

Com três anos de atividade, o projeto irá primeiro fazer uma auscultação, e desenvolverá em seguida iniciativas promotoras dos objetivos, nomeadamente a criação de um Fórum do Mar, no qual um grupo de cidadãos de cada cidade se dedicará a sensibilizar para a consciencialização de um futuro mais sustentável.

“Esta é uma ideia fundamental do projeto: a inclusão e como podemos ser sustentáveis de forma inclusiva, descentrando o humano. No futuro, temos de fazer objetos, criar práticas e cidades não só para as pessoas e as comunidades, mas também para os ecossistemas. É toda uma consciência ecológica de promoção da biodiversidade”, vincou Mariana Pestana à Lusa.

Os coordenadores indicaram que estão abertos a ideias e projetos que estejam a acontecer em escolas, universidades, ateliês de arquitetos, ‘designers’ e artistas, e que podem ser apresentadas através do sítio https://bauhaus-seas.eu/pt/.


Fonte: Lusa | 1 de fevereiro de 2023

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,928,138