"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Neto de portugueses, Tiago Guimarães edita o quarto single com a mineira Raquel Lara Rezende: Vida de Travessia

Os caminhos da mineira Raquel Lara Rezende e do paulista, descendente de portugueses, Tiago Guimarães, já se cruzam em projetos coletivos como Samba de Reza e Somos Som, mas como dupla eles se apresentam em Consciência do Ser, disco que vão editar dia 10 de março.

Foto de Bruna Piazzi

A divulgação do álbum já revelou três temas, Meu Grande Amor, O Rio e Valsa Para A Terra e, agora edita mais uma canção: Vida de Travessia.

Neste novo tema, com forte reverência a grupos como Clube da Esquina e à música produzida em Minas Gerais, no Brasil, Raquel e Tiago dão continuidade à narrativa do disco que vem revelada desde os singles anteriores. “O álbum como um todo narra uma jornada, como uma jornada do herói que se lança na vida para desenvolver as suas habilidades, aprender e depois se dissolver novamente no todo, na fonte que é”, comenta Raquel.

Portanto, é neste caminho de autoconhecimento que o disco se desenvolve. E aponta a necessidade de olhar para dentro com a intenção de experienciar a consciência de estar vivo, ‘do Ser’. Daí, então, vem o título do álbum. “Em cada uma das músicas o ouvinte acessa um prisma que expande a sua consciência mais e mais”, pontua Tiago.

Em Vida de Travessia, a jornada segue, porque ela está sempre presente, em muitos níveis e sentidos: interior e exterior, psíquico e físico, terrestre e cósmico. “Essa é uma das canções que traz com mais força a musicalidade mineira”, destaca Tiago. “Inclusive, no decorrer do disco é notável a influência musical mineira que fia o rock e a musicalidade popular em um tecido único. Também estão muito presentes outras influências, como a mpb, a música cigana e a linguagem musical dos mantras”, completa.

Temas já editados

O primeiro single do disco a ser divulgado também foi a primeira música gravada, Meu Grande Amor, “A melodia e letra são do Tiago. Essa canção abriu para nós as portas da criação do Consciência do Ser”, diz Raquel. “No álbum ela expressa esse ponto chave da jornada de todos nós, quando compreendemos que nós somos nosso grande amor. Nós somos nosso mais importante projeto, nossa grande obra de arte. Musicalmente, ela instaura uma experiência mântrica que nos convida a estar frente a frente com nós mesmos e nos reconhecermos. A melodia é cantada pelo Tiago e os vocalizes que faço são como um guia que conduz o ouvinte ao seu próprio universo interior”, continua.

No segundo single editado, O Rio, também da autoria de Tiago, o rio fala em primeira pessoa e traz a consciência de que “eu sou o rio e o rio sou eu”. Já o terceiro tema, Valsa Para a Terra, conecta a um sentimento de plenitude, serenidade e em comunhão com a Terra. “A composição é minha e a letra nasceu com nós dois sentados no gramado da Praça das Corujas, em São Paulo. Descalços com os pés no chão, o sentimento era de ser o caminhar da própria Terra. Ser seu corpo, sua voz, seu coração. A canção traz a consciência de que somos um com o planeta, esse grande ser vivo que pulsa, vibra e cria vida todo o tempo”, relata a cantora.

Portugal

A intenção de promover o disco em Portugal, parte, principalmente, do desejo de Tiago Guimarães, neto de portugueses. “Meus dois avós por parte de pai são nascidos em Portugal. Minha avó nasceu no Vale do Porco, uma aldeia na freguesia de Meda, e o meu avô nasceu em Carapinhal, que hoje faz parte de Miranda do Corvo. Eles vieram para o Brasil na adolescência”, relata o músico que também viveu no país, quando fez um curso de pós-gradução em Direitos Humanos na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. “Foi quando pude conhecer onde meus avós nasceram e também muitos familiares portugueses. Amei muito passar esse tempo em Portugal e tive bastante dúvida se voltava para o Brasil ou continuava por aí. Ah, e com descendência tão próxima, me tornei cidadão de Portugal antes mesmo de ir pra lá. Lógico que voltar para Portugal está nos planos”, diz. E a ideia é que em 2024, Tiago e Raquel venham ao país apresentar as canções de Consciência do Ser.

Consciência do Ser

O disco Consciência do Ser está a ser produzido desde o segundo semestre de 2021 e será editado dia 10 de março. “Reunimos canções e temas que já tínhamos e compusemos outras em parceria. Vale destacar que todas as músicas estão em 432hz - esse já era um desejo e foi confirmado também através de um sonho” relata a artista. Esta frequência é conhecida como a mais consistente na natureza, amplamente usada no canto gregoriano. E, segundo musicólogos, possui a característica de criar uma vibração de cura para o corpo, para a mente e para o espírito.

FICHA TÉCNICA
Vida de Travessia
Música de Tiago Guimarães e Raquel Lara Rezende 
Letra de Tiago Guimarães
Violão (Tiago Guimarães)
Guitarra (Gago Ferreira)Baixo
(Antônio Salles)
Percussão (Mestre Dalua)
Voz (Raquel Lara Rezende e Tiago Guimarães)

SOBRE RAQUEL LARA REZENDE

Aos 12 anos, Raquel Lara Rezende, teve a certeza de que seguiria pelo canto quando passou em primeiro lugar para ingressar no coral da Antártica, em Vespasiano (MG). Na música popular, começou a cantar em bares de Viçosa, também em Minas Gerais, alguns anos depois. Na sequência, se conectou com a musicalidade do congado, através da comunidade de São José do Triunfo, onde realizou, junto ao grupo de pesquisa Gengibre, projetos de extensão e pesquisa. Também integrou o coral da Universidade Federal de Viçosa, onde estudou jornalismo. Mais tarde, enquanto vivia em Juiz de Fora (MG), Raquel fez o curso de canto da Bituca – Universidade de Música Popular, do Grupo Ponto de Partida, em Barbacena (MG). Em 2017, se mudou para São Paulo (SP) onde tem vivenciado diferentes experiências, como o Laboratório de Canto Cigano, de Lucía Soledad, e os estudos sobre  Terapia de Som. 

Em 2018, produziu o espetáculo Canto das Águas, no Teatro Estelar, em São Paulo (SP). O show reuniu canções da apresentação realizada em 2015, resultado da pesquisa artística Espelho d 'água que foi feita na cidade de Juiz de Fora. Também integrou o Abanã Orin, como cantora, em 2019, e criou, junto com os músicos Tiago Guimarães, Bruna do Prado, Gago Ferreira e Nathalie Magalhães, o grupo Samba de Reza. Atualmente, além dos estudos sobre Terapia de Som, se dedica às aulas de canto que ministra e prepara o lançamento do disco Consciência do Ser, em parceria com Tiago Guimarães.

SOBRE TIAGO GUIMARÃES

Nascido em São Paulo, o músico e compositor, Tiago Guimarães, teve seu primeiro contato com o universo musical aos doze anos, ao dar início aos estudos no violão e também às primeiras composições. Depois de se formar em Direito, e ficar um tempo afastado da música, iniciou os estudos no cavaquinho e retomou o ato de compor, no caso, sambas. Foi quando integrou o grupo Samba de Reza. Ao mesmo tempo, participou durante um breve período do coral da USP - Universidade de São Paulo, e fez o curso de Canto Cigano, facilitado pela Lucía Soledad, quando conheceu a Raquel. Reapaixonado pelos estudos na música, decidiu compor e idealizar um primeiro trabalho autoral que, em parceria com a Raquel Lara Rezende, culminou no álbum Consciência do Ser, a ser editado em março.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,150,751