"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Classificação de Banhos Islâmicos de Loulé como monumento nacional em consulta pública

O projeto de decisão relativo à classificação como monumento nacional dos Banhos Islâmicos de Loulé, no distrito de Faro, está durante um mês em consulta pública, segundo anúncio publicado em Diário da República.

Trata-se da fase final de classificação de um monumento que, desde que abriu ao público em 28 de maio do ano passado, se tornou um dos principais pontos de atração e de interesse turístico deste concelho algarvio.

Fonte camarária disse à agência Lusa que, se tudo correr como previsto, este equipamento situado na zona histórica de Loulé será classificado monumento nacional (MN) antes de completar um ano desde a data de abertura ao público.

A Direção-Geral do Património Cultural deu a sua concordância e propôs em 16 de dezembro último à secretaria de Estado da Cultura a reclassificação dos Banhos Islâmicos, mas o período de consulta pública de um mês começou a contar a partir da publicação de hoje em Diário da República.

Este monumento histórico é considerado pelo município como “o mais completo equipamento do género na Península Ibérica”.

Os Banhos Islâmicos de Loulé funcionaram entre os séculos XII e XIII e foram descobertos em 2006, altura das primeiras intervenções arqueológicas, mas em 2013 foram encontradas novas divisões e colocadas a descoberto estruturas, como tanques frios, latrinas e vestíbulos, na sequência de obras de reabilitação realizadas no centro histórico.

O procedimento de classificação dos Banhos Islâmicos de Loulé como monumento nacional foi aberto em novembro de 2021, a pedido da autarquia, com o objetivo de “conceder ainda mais valor” a um complexo “único” em território português e que tem, “ao nível da sua planta, uma das mais completas da Península Ibérica”.


Fonte: Lusa | 3 de fevereiro de 2023
 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,168,925