"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Casa da Criatividade vai receber Jorge Palma, Castello Branco e Ruy de Carvalho

A Casa da Criatividade, em São João da Madeira, anunciou parte da sua programação para 2023, propondo concertos por artistas como Jorge Palma e o brasileiro Castello Branco, e teatro de Agatha Christie com Ruy de Carvalho.

Gerida por aquela Câmara Municipal do distrito de Aveiro, a principal sala de espetáculos do concelho cumprirá este ano uma década de atividade e no cartaz de 2023 procurará “conjugar escolhas diferenciadoras” com “ações especialmente dedicadas ao cinema, à discussão de temáticas atuais na sociedade e à mediação de projetos culturais e artísticos com a comunidade”.

Para o presidente da Câmara de São João da Madeira, a programação em causa reflete também “um reforço das parcerias estabelecidas com diferentes instituições culturais locais e nacionais”, o que não será indissociável do crescimento registado no número de espectadores da sala.

“Depois de dois anos de fortes condicionamentos à atividade cultural devido às medidas de combate à proliferação da covid-19, 2022 marcou uma retoma gradual da afluência de público aos equipamentos municipais, nomeadamente à Casa da Criatividade, que no ano passado passou a integrar a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, o que é revelador da sua importância”, defendeu o autarca Jorge Vultos Sequeira.

O presidente da câmara socialista espera agora poder manter a tendência de aumento de público, embora reconheça que “a recuperação face aos anos da pandemia está inevitavelmente condicionada pelo impacto que a crise energética e a inflação têm no orçamento das famílias”.

Entre os espetáculos já anunciados para a Casa da Criatividade incluem-se as peças teatrais “A Ratoeira”, protagonizada por Ruy de Carvalho com base num enredo da escritora de policiais britânica Agatha Christie, e “Pérola sem Rapariga”, uma coprodução do Teatro Nacional D. Maria II com encenação de Zia Soares a partir de um texto de Djaimilia Pereira de Almeida.

Quanto a concertos, a sala vai receber o cantor Jorge Palma, assim como o músico brasileiro Castello Branco e o guitarrista norte-americano Raul Midón.

Está ainda prevista mais uma edição do Novembro Jazz, que em 2023 apresentará a guitarrista portuguesa Raquel Martins, o projeto “Azar Azar” do pianista Sérgio Alves e o acordeonista João Barradas com a Orquestra de Jazz de Espinho.

No domínio da dança também haverá propostas no âmbito do programa “A Cidade Dança”, com curadoria da coreógrafa e bailarina São Castro.

 


Fonte: Lusa | 3 de fevereiro de 2023
 

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,892,763