"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Filmes de Laura Gonçalves e Ary Zara premiados em Clermont-Ferrand

A curta-metragem “O homem do lixo”, de Laura Gonçalves, venceu o prémio de melhor filme de animação do Festival de Cinema de Clermont-Ferrand (França), numa edição em que o realizador Ary Zara saiu duplamente premiado.

O festival, dedicado à curta-metragem, terminou hoje com o anúncio dos filmes vencedores, tendo sido atribuído o prémio de melhor curta de animação a “O homem do lixo”, de Laura Gonçalves, que esteve na corrida para uma nomeação nos Óscares.

"O homem do lixo", produzido pelo BAP Studio, tem uma inspiração na família da realizadora. É um filme sobre recordações e memórias, a partir da história de vida "do tio Botão", que trabalhou em França como homem do lixo.

No filme, há uma família que se junta à mesa, num almoço de verão, partilhando memórias sobre esse tio que esteve na guerra colonial e emigrou à procura de melhores condições de vida.

A curta-metragem portuguesa "Um caroço de abacate", realizada por Ary Zara, venceu hoje o Prémio Internacional de Estudante, juntando-se ao prémio de melhor filme queer que tinha obtido na sexta-feira.

Produzido pela Take it Easy, "Um caroço de abacate" é uma ficção que narra o encontro entre "Larissa, uma mulher trans e Cláudio, um homem cis", numa noite em Lisboa, como refere a sinopse, sendo as interpretações de Gaya de Medeiros e Ivo Canelas.

Num curto vídeo divulgado pelo festival, Ary Zara explica que o filme é "uma história muito simples, livre de violência e de morte, e a pensar em novas possibilidades para pessoas trans".

"Escolhi este tema, porque sou uma pessoa trans e estou habituado a ver pessoas como eu no grande ecrã a serem constantemente vítimas de violência, a morrerem e a não poderem expressar felicidade e amor", disse.

Na competição internacional de Clermont-Ferrand, este ano, estiveram “Um caroço de abacate”, “O homem do lixo”, "Ice Merchants", de João Gonzalez, "As sacrificadas", de Aurélie Oliveira Pernet, e "Slow Light", dos polacos Przemyslaw Adamski e Katarzyna Kijek, coproduzido por Portugal.

À margem da competição, “Ice Merchants”, o filme português de animação que é candidato aos Óscares, foi eleito na quarta-feira a curta-metragem do ano pela Short Film Conference, uma associação que representa agentes e profissionais de cinema de 42 países.

Na competição Lab de Clermont-Ferrand estava o filme "Please make it work", de Daniel Soares, e no programa “African Perspetive”, o filme “Mistida”, de Falcão Nhaga.

O cartaz oficial do festival foi assinado pela realizadora e ilustradora portuguesa Regina Pessoa.


Fonte: Lusa | 3 de fevereiro de 2023

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,928,709