"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Festa do Cinema Italiano presta homenagem ao realizador Elio Petri

O cinema do realizador Elio Petri, que olhou de forma crítica para a sociedade italiana, vai ser exibido na íntegra a partir de finais de março na Festa do Cinema Italiano, em Lisboa.

“Original, mordaz, anticonformista, Elio Petri (1929-1982) foi um dos grandes nomes do cinema italiano, que hoje, mais do que nunca, é importante lembrar”, sustenta a Festa do Cinema Italiano, que organizará a retrospetiva integral na Cinemateca Portuguesa.

Este será um dos focos da 16.ª edição da Festa do Cinema Italiano, que arranca a 29 de março em Lisboa e que se vai estender por duas dezenas de cidades portuguesas até julho.

Sobre Elio Petri, a Festa do Cinema Italiano destaca, entre outros, os filmes “Inquérito a um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita” (1970), premiado nos Óscares, e “A Classe Operária Vai Para o Paraíso” (1971), Palma de Ouro em Cannes.

A Cinemateca Portuguesa, parceira nesta retrospetiva, exibirá 11 longas-metragens de ficção e “alguns documentários de curta e média metragem” de um cineasta que tinha “um olhar bastante crítico e cáustico da sociedade italiana saída do período do chamado milagre económico italiano, do pós-Guerra ao final da década de 1960”.

A associação Il Sorpasso, que organiza a Festa do Cinema Italiano, anunciará mais tarde a programação deste ano, referindo que o conceito desta edição remete para “um imaginário de férias, de viagem e para a estética dos dias de sol nas praias italianas”.





Fonte: Lusa | 6 de fevereiro de 2023
Agenda
Exposições

"Filhos de 74"

APOIARTE - Casa do Artista 12 Abr a 30 Jun 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Passatempo

Ganhe convites para a peça "A LIBERDADE É UMA MALUCA"

Em parceria com o Teatro do Bairro, oferecemos convites duplos para uma peça escrita e encenada por Hugo Mestre Amaro que, evidenciando o impacto de algumas decisões políticas e ocorrências sociais no contexto da vida privada, constitui uma sátira que intenta ser um retrato de um Portugal herdeiro, nestas últimas cinco décadas, da Revolução dos Cravos. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,670,606