"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"O Homem do Lixo", de Laura Gonçalves, premiado em Clermont-Ferrand

O filme de Laura Gonçalves foi eleito como o Melhor Filme de Animação no Festival Internacional de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand, anunciado no sábado nesta cidade francesa.

O Homem do Lixo saiu vencedor da Competição Internacional da 45.ª edição do Festival de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand, o maior festival de curtas-metragens do mundo, que decorreu de 27 de janeiro a 4 de fevereiro: ao filme de Laura Gonçalves foi atribuído o prémio de Melhor Filme de Animação.

O Homem do Lixo (2022, Portugal, ANI, DOC, 11'50''), produzido pela Bando à Parte, é um filme sobre as recordações e memórias de uma família que, sentada à mesa, numa tarde quente de agosto, partilha a história do tio Botão, da ditadura à emigração para França, onde trabalhava na recolha do lixo, voltando a Belmonte de carrinha cheia de lixo transformado em tesouros.

O filme de Laura Gonçalves tem marcado presença em dezenas de festivais por todo o mundo, onde reuniu já mais de 20 prémios, tendo estado também, com 'Ice Merchants', de João Gonzalez, na shortlist para os Óscares da Academia Americana, através do prémio qualificante obtido no World Festival of Animated Films de Zagreb.

  Laura Gonçalves, licenciada em Arte e Multimedia pela Faculdade de Belas Artes, Lisboa (2009), começa como arte finalista e animadora no estúdio Sardinha em Lata. Em 2012 realiza a sua primeira curta de animação Três Semanas Em Dezembro, concluindo o Mestrado de Animação na Arts University Bournemouth. Em 2013 muda-se para o Porto, como animadora e pintora na produtora Bando à Parte. Em 2015 co-realiza com Abi Feijó, Alice Guimarães e Daniela Duarte a curta Nossa Senhora da Apresentação, produção Curtas Metragens CRL. Em 2016 co-realiza com Alexandra Ramires (Xá) a curta Água Mole. Na cooperativa BAP Animation Studio, da qual é um dos  membros-fundadores, realiza a O Homem do Lixo, produção Bando à Parte
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,923,592