"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Great Yarmouth de Marco Martins: a 16 de março nos cinemas

A partir de histórias reais de imigrantes portugueses nesta cidade de Inglaterra, com Beatriz Batarda no  papel principal.

Depois da estreia mundial no Festival de San Sebastián, GREAT YARMOUTH - PROVISIONAL FIGURES, o mais recente filme do realizador Marco Martins, chega às salas de cinema portuguesas a 16 de março, sendo que hoje, dia 8 de fevereiro, no Cinema Trindade, vai ter a sua primeira exibição em Portugal com a presença do realizador, no âmbito do aniversário desta sala portuense.

Após um trabalho de quase cinco anos de pesquisa do realizador junto da comunidade portuguesa de Great Yarmouth (iniciado com a peça de teatro "Provisional Figures", que estreou no Festival de Norwich em 2018), Marco Martins constrói uma narrativa sobre a decadência desta cidade costeira inglesa.

A ação do filme desenrola-se em 2019, três meses antes do Brexit e tem como protagonista Tânia (Beatriz Batarda). Tânia e o marido inglês, Richard, interpretado por Kris Hitchen (protagonista de SORRY WE MISSED YOU de Ken Loach), recrutam trabalhadores portugueses para trabalharem nas fábricas locais e instalam-nos em decadentes hotéis da Golden Mile, a marginal de Great Yarmouth. O filme conta com a participação dos atores Nuno Lopes, Rita Cabaço Romeu Runa e muitos atores não profissionais (imigrantes portugueses e habitantes de Great Yarmouth).

Outrora um destino de férias de eleição para a classe trabalhadora britânica, Great Yarmouth é hoje um polo de pobreza endémica com uma das mais altas taxas de desemprego do Reino Unido. Relativamente desconhecida do grande público, a emigração portuguesa para esta cidade iniciou-se aproximadamente em 2009, tendo como destino as grandes fábricas de transformação alimentar (perus e galinhas) que se instalaram nesta zona. Apesar de se tratar de um trabalho essencialmente sazonal, que conhece o seu auge nas épocas de Natal e da Páscoa, muitos portugueses acabaram por aí ficar e criar família.

A escrita do guião, partilhada com Ricardo Adolfo (SÃO JORGE), foi inspirada nos acontecimentos, testemunhos e relatos recolhidos pelo realizador junto dos trabalhadores portugueses da Bernard Matthews (a maior fábrica de abate e transformação de perus da região)e de cidadãos ingleses, nos anos que precederam o Brexit.

Constituindo-se como um thriller social, o filme é uma reflexão sobre as consequências das sucessivas crises económicas e das alterações que estas provocaram na liberalização selvagem do mundo do trabalho. GREAT YARMOUTH - PROVISIONAL FIGURES forma com o filme SÃO JORGE (Marco Martins, 2016) um díptico sobre os sucessivos anos de recessão em Portugal e o impacto que deixaram na nossa sociedade.

Produzido pela  Uma Pedra no Sapato (Portugal), em coprodução com  Les Films de l’Aprés-Midi(França),  Elation Pictures (Reino Unido) e  Damned Films (França), GREAT YARMOUTH - PROVISIONAL FIGURES teve o apoio financeiro do ICA (Portugal), do CNC (França), do BFI (Reino Unidos), do Fundo Eurimages e do Europa Criativa - MEDIA da Comunidade Europeia. Conta também com a participação da RTP. 

 

GREAT YARMOUTH - PROVISIONAL FIGURES
Ficção / 113’ / 2022

SINOPSE
Outubro de 2019, Great Yarmouth, Norfolk (Reino Unido). Três meses antes do Brexit. Centenas de emigrantes portugueses continuam a chegar a esta vila costeira semi-abandonada em busca de uma vida melhor.
Tânia (A Mãe dos Portugueses), antiga trabalhadora das fábricas de transformação animal da vila, está agora casada com um inglês e lidera uma rede que importa mão-de-obra desqualificada vinda de Portugal para trabalhar nessas fábricas.
Sonha conseguir cidadania inglesa e deixar o negócio clandestino de alojamento dos emigrantes portugueses nos hotéis que o seu marido herdou do pai, transformando-o numa residência para cidadãos seniores.

FICHA TÉCNICA 
com Beatriz Batarda, Kris Hitchen, Robert Elliot, Romeu Runa, Nuno Lopes, Rita Cabaço, Hugo Bentes e a população de Great Yarmouth
realização Marco Martins
argumento Ricardo Adolfo, Marco Martins
direção de fotografia João Ribeiro AIP
som Miguel Martins, Rafael Cardoso
mistura de som Daniel Sobrino
design de produção Wayne dos Santos
figurinos Isabel Carmona
maquilhagem e cabelos Maria Almeida Nani
montagem Karen Harley, Mariana Gaivão, Marco Martins
colorista Isabelle Julien
música original Jim Williams
produtoras Filipa Reis, Kamilla Kristiane Hodøl
coprodutores François D’Artemare, Yohann Cornu
uma produção Uma Pedra no Sapato
em coprodução com Les Films de l’Aprés-Midi, Elation Pictures, Damned Films
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,923,024