"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Exposição de Vermeer em Amesterdão bate recordes antes de abrir

A maior exposição alguma vez realizada com obras do pintor neerlandês Vermeer inaugura na sexta-feira no Rijksmuseum, em Amesterdão, e já bateu recordes de bilheteira, com venda antecipada de mais de 200.000 entradas.

Pormenor da pintura "A Leiteira" de Johannes Vermeer (1632-1675)

De acordo com o museu, pela primeira vez vão estar reunidas 28 das 37 obras cuja autoria é atribuída “ao mestre do século XVII Johannes Vermeer” e o interesse já suscitado levou à venda antecipada de mais de 200.000 bilhetes e ao alargamento do horário de exposição.

Em novembro passado, quando foi anunciada a lista das obras de Vermeer que estarão em exposição, o diretor do Rijksmuseum, Taco Dibbits, disse que esta mostra é “uma oportunidade sem precedentes” para “todos os apaixonados por Vermeer, mas também para investigadores, conservadores e historiadores de arte” apreciarem “um tão elevado número de pinturas num só espaço”.

Isto porque uma das particularidades é a reunião de obras de Vermeer que estão espalhadas por 14 museus ou coleções privadas em sete países, incluindo sete pinturas que já não eram mostradas nos Países Baixos há mais de dois séculos, escreveu a agência Associated Press.

Do pintor barroco, que morreu há quase 350 anos e sobre quem ainda se sabe pouco da vida pessoal, serão exibidos retratos, paisagens e algumas pinturas de cariz religioso, desvendando a mestria do jogo de luz e sombra, refere o Rijksmuseum.

Entre as obras em exposição, até 04 de junho, estão “Rapariga com Brinco de Pérola”, A leiteira”, “O geógrafo” e “Paisagem de Delft”, cidade onde Vermeer viveu e trabalhou.

Em complemento à exposição, o Rijksmuseum promove ainda uma “experiência digital”, interativa ‘online’ que transporta os visitantes para o universo de Vermeer e que permite visualizar e ampliar as pinturas, reproduzidas em fotografias de alta resolução.

 


Fonte: Lusa | 8 de fevereiro de 2023

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites duplos para o espetáculo "City of Glass"

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Daniel Bernardes Trio & Coro Ricercare que terá lugar no próximo dia 2 de março (sábado), às 21h30. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NO WAY UP - SEM SAÍDA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia de um inquietante thriller, NO WAY UP - SEM SAÍDA, sobre luta pela sobrevivência depois da queda de um avião no Oceano Pacífico. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
88,797,223