"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

38 estratégias para vencer qualquer debate

Arthur Schopenhauer explica Como ganhar uma discussão (mesmo sem ter razão). 

Partir para o insulto não será a opção mais consensual para se usar num debate, mas pode garantir a vitória, e talvez por isso seja uma (a última) das 38 estratégias que o filósofo Arthur Schopenhauer apresenta neste pequeno ensaio sobre a arte de argumentar. Como vencer uma discussão (mesmo sem ter razão) é publicado pela Ideias de Ler.

Segundo Schopenhauer, os humanos são naturalmente obstinados e, quando não partilham o mesmo pensamento sobre uma determinada questão, assumem invariavelmente que o erro ocorreu no raciocínio do outro e não no deles mesmos. Por isso, a discussão faz parte da natureza humana. Porém, ser capaz de vencer um debate de ideias não depende apenas da validade ou do erro das teses defendidas, mas também, e em larga medida, das técnicas de retórica e de oratória e até das armadilhas dialéticas utilizadas.

Sem fazer uso da 1.ª estratégia apresentada – exagerar –, pode-se afirmar que com este curto ensaio os leitores vão aprender como persuadir o outro e levá-lo a concordar com as suas opiniões, mas também como utilizar e saber esquivar-se de truques desonestos e até condenáveis.

SOBRE O LIVRO
Como vencer uma discussão (mesmo sem ter razão)
Inspirado nos escritos de Aristóteles, Arthur Schopenhauer explica a diferença entre lógica e retórica, mostrando como é possível, através do poder da palavra, de truques e de armadilhas dialéticas, vencer qualquer argumentação, mesmo sem estar do lado da verdade – assim se vencem debates, se desmentem factos e se manipulam opiniões.
Neste ensaio tão sarcástico quanto perspicaz, o filósofo alemão reuniu 38 estratégias que o vão ajudar não só a convencer alguém de uma tese, como também a defender-se de truques menos honestos que podem ser usados contra si (o que acontece mais vezes do que imagina…).

Ver primeiras páginas  

Título: Como vencer uma discussão (mesmo sem ter razão)
Autor: Arthur Schopenhauer
Tradução: Fernando D. Antunes
Páginas: 96
PVP: 12,20€ 

SOBRE O AUTOR
Arthur Schopenhauer

Nascido em Danzig, na atual Polónia, foi um dos maiores filósofos do século XIX. Filho de um comerciante e de uma escritora, era esperado que seguisse os passos do pai, mas o seu interesse nunca foram os negócios. Em vez disso, durante as inúmeras viagens que realizou, redigiu uma série de considerações melancólicas e derrotistas sobre a miséria da condição humana.
Acabando por se dedicar exclusivamente à reflexão filosófica, Schopenhauer trabalhou intensamente em Frankfurt, redigindo e publicando diversos livros que não alcançaram grande sucesso. O reconhecimento chegou postumamente, e os seus escritos sobre religião, psicologia, ética e política – que traduzem a sua visão pessimista da natureza humana – influenciaram a filosofia existencialista e o pensamento freudiano e afetaram diretamente as obras de vários filósofos. O ensaio Como ganhar uma discussão (mesmo sem ter razão) foi publicado pela primeira vez após a sua morte e veio a tornar-se uma das suas obras mais afamadas. 
Agenda
Teatro

25 de Abril de 1974

MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia 27 Abr 2024  |  00h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,217,832