"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Lula da Silva irá entregar Prémio Camões a Chico Buarque

Anunciado em 2019, o prémio apenas será entregue este ano, uma vez que o ato foi vetado por Bolsonaro.

© Leo Aversa / Direitos Reservados
O presidente brasileiro Lula da Silva irá entregar o prémio Camões ao compositor e escritor Chico Buarque no final de abril, em Lisboa.

O prémio tinha sido concedido ao autor em 2019, mas Bolsonaro recusou-se a assinar o documento que atribuía a premiação pelo governo brasileiro.

O anúncio foi feito no dia 21 de maio na sede da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, pela então presidente da instituição, Helena Severo. Bolsonaro ironizou a escolha do júri e não concedeu o prémio ao escritor, gerando uma polémica à qual Chico Buarque respondeu: "A não assinatura do Bolsonaro no diploma é para mim um segundo prémio Camões".

Agora, Lula terá uma viagem oficial para Lisboa a convite de Marcelo Rebelo de Sousa, aquando da comemoração do 25 de abril, onde aproveitará para encerrar a polémica criada em torno do Prémio Camões.

Criado em 1988, o Prémio Camões de Literatura homenageia o autor ou a autora de língua portuguesa que tenha "contribuído para o enriquecimento do património literário e cultural" do idioma.

O reconhecimento é uma iniciativa tradicional dos governo do Brasil e de Portugal, sendo o prémio de 100 mil euros dividido entre os dois países.


in Diário de Notícias | 13 de fevereiro de 2023
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,876,355